Tuesday, April 03, 2007



Sempre adorei as aulas de história, gostava de ouvir a Professora a contar histórias de acontecimentos passados e imaginar cada um deles, reis a governar, cavaleiros a combater, casas a ser erguidas, muralhas a serem construídas etc Para mim todas as aulas eram magicas e saia da sala com uma enorme vontade de saber mais de ler mais sobre cada batalha, cada rei e cada país.



Contudo um dia entramos num capitulo sem reis, sem batalhas, sem países, entramos no capitulo da Pré Historia, supostamente já o devíamos ter sido leccionado, mas devido a alterações no programa ficamos com o capitulo atrasado.


Ao inicio não gostei do novo capitulo, estranhei a mudança, rejeitei a ideia de não existirem batalhas, de só existirem homens nómadas a apreender a comer, a procurar abrigo e a pintar nas paredes das grutas.


Relembro me de uma aula em que deixei de lado a minha rejeição pela pré historia e a minha curiosidade invadiu me de novo, a Professora estava a contar como é que os primeiros Homens começaram a caminhar de pé, na posição erecta, porque ao inicio os Homens caminhavam como os animais em quatro patas, mas um dia um deles deve ter sido capaz de se levantar e deve ter visto as coisas de maneira tão diferente que nunca mais se baixou, pelo menos foi assim que eu imaginei o momento em que o primeiro Homem se ergueu como nós fazemos, imaginei um Homem macaco a levantar-se lentamente e de forma desequilibrada, agarrando-se a um tronco de uma árvore e observando maravilhado o meio que o rodeava, como se todas as árvores, todas as plantas e toda a terra fosse nova para ele, porque naquela posição tinha uma visão clara e aberta, uma visão completamente diferente da que tinha quando caminhava com as quatro patas.



No outro dia estava a pensar na imagem que tive nesse longínquo dia, do Homem macaco a levantar-se e a ver tudo de maneira tão diferente, porque este simples passo mudou toda a sua vida, foi um verdadeiro salto para ele. Olho para este salto que ele deu, e associo aos enormes saltos que muitas vezes temos que dar na nossa vida para vermos as coisas de maneira diferente, às vezes precisamos de dar um pequeno salto, para vermos as coisas de outra perspectiva, por exemplo ao nível da nossa fé.


A fé cresce e desenvolve-se com o tempo, mas precisa de ser cuidada, os laços tem que ser reforçados, e precisa de muitas vezes de mudar, ou seja de expandir, um salto na nossa fé, pode nos parecer algo enormíssimo e impossível, mas confiemos n´Ele porque dando-Lhe a nossa mão, e acreditando tudo é possível, porque a Deus nada é impossível.


Imagino o salto que terei de dar na minha fé, e assusto me como se estivesse perante um precipício, mas logo de seguida Ele dá-me a mão e puxa-me, e juntos saltamos de mãos dadas para o outro lado, para a outra margem, e quando olho para trás vejo a beleza do local por onde passei, e vejo que o salto valeu a pena, pois sem esse salto, eu não poderia usufruir da paisagem.


Agarro-Lhe a mão com mais força, e caminhamos juntos o resto do percurso que ainda é longo.

7 comments:

caminante said...

No temas. Él no solamente nos coge de la mano, es más, nos empapa en su sangre redentora y nos acariña en la llaga de su costado. No hay lugar para el miedo.
Un fortísi9mo abrazo.

sedente said...

oi Joana...mais uma parábola tua que nos leve a entender melhor o k é a fé. obrgd por partilhar.
abrç+

sedente said...

eskeci-me...Bom Tríduo Pascal.
abrç+

Catequista said...

A Fé também pode ser entendida como um Jardim, quando não é devidamente cuidado, tratado, crescem as ervas daninhas que "tomam" conta dele e ele acaba por morrer.
Compete a cada um de nós, enquanto jardineiros, não deixar o Jardim do Senhor morrer.
Um abraço

Presidente said...

Olá! E depois chegamos aquela noção de "homo viator", homem peregrino. Como Abraao (Ur para Terra Prometida), Moisés (Egipto para Palestina), Jesus para a Jerusalém celeste. E nós, peregrinamos para onde? Que neste tríduo Pascal alcancemos um olhar..o tal olhar novo !! Um abraço em Cristo ;)

joaquim said...

Amiga Joana
Uma passagem para te desejar uma Santa e Feliz Páscoa e te agradecer a companhia sempre presente no nosso "Que é a Verdade?".
Abraço muito amigo em Cristo

Catequista said...

Desejo-te uma Santa e Feliz Páscoa

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores