Monday, October 30, 2006

Chovia a cantáros tal como em todas as manhãs, saiu de casa e percorreu a longa rua que a levava até ao Marquês, decidira ir a pé, queria comprar o jornal e fumar em paz. Não é que no seu próprio carro não fumasse em paz, mas depois quando ele chegava, mesmo após ela ter aberto a janela várias vezes e perfumado o carro outras tantas, ele sentia sempre o cheiro imune do tabaco e reprimia por ter um vicio tão degradante.
Que tinha ele com os vicios dela? É verdade que namoram à vários anos, mas será que numa relação a pessoa perde a sua individualidade? Será que quando passamos do eu para o Nós, deixamos de ser quem somos? Ou apenas sofremos uma metamorfose?
Odiava que ele a reprimisse, até parece que não tem amigos que fumam, pensava ela, todas as pessoas fumam, e eu só fumo três miseros cigarros por dia, sempre os mesmos três cigarros, como se fosse um ritual. Um de manhã, após o cafézinho no Chef, um após o jantar na varanda da grande sala enquanto revejo o meu dia, e outro antes de me deitar que me faz dormir bem.
Bem sabia que o cigarro a matava aos poucos, e sabia que ele tnha razão mas tantas vezes se deixava levar pelos vicios, o lado obscuro dos Homens a dominava, o pecado original estava bem presente.
Porque fumava então se sabia que fazia mal? Nem ela sabia ao certo, por hábito, por perguiça de não querer largar, por fuga à realidade... por mil e uma razões.
Acabou de o fumar, largou-o como pastilha elástica sem sabor, mastigada e remastigada, continuou o seu percurso enquanto pensava Nele.
Que queres que eu faça pensava, tantas vezes tentei perceber qual era a minha vocação, mas não te entendo, e fosses como nós seres limitados e falasses por palavras, mas falas por gestos e por acções e eu sou tão pouco dotada...
Entrou numa igreja e rezou. Adorava ouvir a Missa logo de manhã, fazia lhe lembrar a altura em que a mãe estava viva e iam juntas à Missa da aldeia, com o cheio a azevinho sempre no ar , mesmo que não estivessemos no Natal.

No comments:

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores