Monday, February 19, 2007


Não sou muito dado a compras. Só vou quando tem mesmo que ser. Prefiro estar em casa a ler um bom livro, a passear com a Francisca, ou ainda a escrever cartas a amigos, do que estar no meio das lojas abafado por entre o consumismo desenfreado e a multidão.

Mas naquela manhã tinha mesmo que ir, eu e a Francisca fazíamos anos de casados, queria lhe comprar um presente. Arrastei me pelas lojas, tentei apaixonar me pelas montras, por algo que me chamasse à atenção, mas não estava inspirado.

Estava a entrar numa loja, muito desanimado quando vi uma senhora de alguma idade com muita dificuldade a carregar um saco, ela queria desesperadamente abrir a porta, e estava sem forças para o fazer. Como era natural abri e deixei-a passar, ela além de ter feito um enorme sorriso respondeu:
- Sabe hoje em dia, há tão poucos cavalheiros, obrigadíssima Senhor.
Fiquei meio atrapalhado e não percebi muito bem aquele “Senhor”.

Saí daquela loja passado pouco tempo, e um rapazinho estava na rua a caminhar lentamente à minha frente e a brincar com uma bola, não deve ter reparado numa pedra que estava no canto do passeio e tropeçou, meio atordoado, ia cair, quando eu o agarrei e puxei contra mim. O rapaz parou por momentos, encostou-se ao meu peito e sorriu-me.

Mais à frente noutra zona comercial, continuava eu o meu percurso irregular, quando vi uma rapariga alemã com um enorme cartaz a gritar na rua, curioso aproximei-me e li: “ Abraços Grátis “ escrito em letras Verdes, e com alguns erros, mas com uma boa intenção, ela viu-me e abraçou-me, dei por mim a abraçá-la e a sorrir.
A seguir a mim, um grupo de pessoas fez questão de a ir abraçar também.

Decidi entrar numa Igreja, podia ser que com a graça do Espírito Santo e com uma conversa com o Pai me surgisse alguma ideia para comprar o presente. Entrei e fiquei lá mais de meia hora, o silêncio envolveu-me, e deixei-me conduzir pelo Amor do Pai. Nesse momento percebi que cada vez gosto mais de Lhe falar. Foi assim que no meio de muita oração, revi o meu Dia, e estava a agradecer pelos acontecimentos deste quando me apercebi do valor dos pequenos gestos.

Pequenos gestos, são gestos que são simples, são discretos e ao contrário da sua denominação são grandes. São grandes na medida em que podem mudar muita coisa.
Um gesto no nosso dia pode alterar todo o rumo do mesmo. Há uns anos um amigo meu contou me que tinha lido uma história verídica que relatava a mudança de toda a vida de um jovem universitário a partir de um simples aperto de mãos. Este jovem ia para casa suicidar-se, sua mãe tinha morrido à pouco mais de dois meses, ele tinha chumbado a imensas cadeiras e a namorada tinha-o deixado, a vida estava a correr-lhe tão mal, e no dia em que caminhava para casa decidido a acabar com a sua vida, foi assaltado e espancado. Um idoso encontrou-o inconsciente no meio da estrada, e deu-lhe a mão, deu-lhe a mão e levou-o para sua casa, tratou dele e ajudou-o a dar a volta às situações que o rodeavam, e só este simples gesto mudou-lhe a vida.

O mesmo acontece quando abrimos a porta a alguém, quando aparamos uma queda, quando sorrimos, ou ainda quando agradecemos algo. São estes simples gestos que podem mudar um dia, porque embora nos pareçam insignificantes, é nas pequeninas coisas que Ele se manifesta, num sorriso, numa mão, num “Obrigado”, Ele é discreto, e sussurra-nos ao Ouvido o seu Amor constantemente, é através destes actos que nos passam tantas vezes ao lado, que Ele se manifesta e nos acolhe, nos encoraja, nos motiva a continuar.
Quantas vezes depois de um dia que correu menos bem, não ficamos mais contentes por ouvirmos um “Obrigado” sentido, por termos aberto uma porta a quem mais precisava, por termos recebido um sorriso sincero?
Nessas alturas, Ele abraça-nos, e envolve-nos. Nessas alturas é como se aquela mão, fosse Ele a empurrar-nos e a dizer-nos:” Vai Filho estás no bom caminho e Eu estou contigo sempre, anima-te.”

Os pequenos gestos também têm uma coisa óptima, é que é através destes que nos podemos Dar aos outros. Será que custa muito deixar uma pessoa passar à frente na fila para pagar? Será que nos dói sorrir? Porque dar-mo-nos ao outro, é também dar a conhecer o Amor de Cristo através de gestos que marcam.

Percebi que sempre que praticamos o bem, sempre que fazemos pequenos gestos, é nessas alturas que deixamos Cristo viver em Nós, e não somos nós os autores daquele acto de Amor é Cristo que se dá a conhecer aos outros através de nós.
Por isso quando nos agradecem, estão a agradecer-Lhe a Ele que se dá a conhecer através de nós.

Saí da Igreja com uma enorme vontade de dar a conhecer a todos o Amor de Cristo, mas de repente apercebi-me das horas, tinha me esquecido do presente da Francisca.
Sorri ao pensar no que lhe ia oferecer.

Cheguei a casa com um enorme sorriso, a Francisca abriu-me a porta mal humorada e disse:
- Nem queiras saber como me correu o dia hoje… - e olhou para mim cabisbaixa enquanto caminhava para a cozinha.
Não deixei que ela continuasse a frase, abracei-a e ofereci-lhe um enorme ramo de lírios brancos, beijei-a e disse:
- Será que agora esta a correr melhor?
Ela sorriu-me, e abraçou-me e ficamos assim por momentos a aproveitar este gesto que iria melhorar o nosso dia.

10 comments:

silvino said...

free hugs :) yay

desculpa, és contador de estórias?

Presidente said...

um gesto pode por fim às babilónicas confusões do quotidiano...e fazer brotar os lírios do campo!! (Mt.6,28)

caminante said...

"Pequeñols gestos...".
Gracias por tus historias, sencillas, optimistas, recias.
Un pequeño gesto, como tú dices bien, deja de serlo cuando en él Nos damos. Los demás no quieren nuestras cosas, Nos quieren a nosotros.
Recuerdo a un niño que me decía: "Mis padres me dan todo lo que quiero, pero no me quieren".
Gracias por reaparecer en mi Blog.
Un fortísimo abrazo.

sedente said...

"Deus não olha à grandeza das nossas obras mas ao amor com que elas são feitas"...a pequenez, a humildade, a simplicidade são vias necessárias p experimentar, viver a vida de Jesus em nós.
Boa caminhada quaresmal.
abrç+

Ver para crer said...

É isso: o amor é o melhor dos presentes.

Maria João said...

Não há nada como os pequenos gestos. Fazemos os outros felizes, ficamos mais felizes e Jesus fica mais feliz.

Fátima F said...

:)

simples peregrino said...
This comment has been removed by the author.
simples peregrino said...

Olá...verdade...um gesto fala mais do que muitas palavras....e Deus revela-se nas coisas pequenas..nunca esqueças isto...continua...
beijinho

J said...

Silvino,

Gostei da sua visita, sou igual a si, e partilho pedaços de estorias.

Um grande beijinho


Filipe,

Grande frase.
Obrigado pelo saltinho por este humilde canto do Senhor.

Um grande beijinho em Cristo


Caminante,

Gracias por tu visita siempre tan desejada, me gusta mucho tu blog te agradeco por O teres siempre presiente.

Besos


Sedente,

Rezo por ti todos os dias, estas presente nas minhas orações e agradeco-Lhe por nos termos cruzado mesmo que de uma maneira tão distante.

Obrigado pela tua partilha pelas tuas visitas e pela tua amizade no Senhor.

Um grande beijinho em Cristo

Ver para Crer,

Grande verdade que afirmas.

Um grande beijinho em Cristo e obrigado pelo saltinho


Maria João,

é verdade, não custa nada, é fácil e ficamos todos a ganhar.

Um grande beijinho em Cristo


Gota de Chuva,

Obrigado pela tua presença no minha humilde casa do Senhor.

Um grande beijinho em Cristo


S.P. ,

É incrivel como Ele se revela pedimos Lhe que se mostre, que nos dê um sinal, e Ele fá-Lo sem O vermos, termos que estar atentos pois é nos pequenos gestos que Ele está presente.

Um grande beijinho em Cristo

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores