Wednesday, April 18, 2007


Ainda me lembro da primeira vez que vi o Ricardo, estava ele sentado à entrada da capela onde mais tarde nos viríamos a casar. Entrei discretamente e reparei no sorriso daquele rapaz que falava a Deus com uma enorme alegria.

Os nossos olhares cruzaram-se e nunca mais me esqueci daquele olhar, penetrante, suspenso misterioso, olhava para mim como se nada mais interessasse, como se eu fosse a única pessoa daquele local.

Cruzamo nos mais vezes e aos poucos e poucos fomos nos dando a conhecer, a defesa que erguíamos desfez-se e cativamos mutuamente criamos laços e unimo-nos numa forte amizade que mais tarde foi a base para um namoro que teve como principal pilar a fé que ambos partilhamos em Cristo.

Hoje olho para a nossa relação e sinto orgulho por termos crescido tanto com o passar dos anos, não só em termos familiares, tivemos cinco filhos e quinze netos, mas também em termos de fé, crescemos juntos como casal, como amigos no Senhor.

Recordo aquele olhar que o Ricardo me lançou e vejo O olhar do Senhor, que nos ama totalmente, esse olhar é de tal maneira marcante e único, nesse Olhar é como se Deus se esquecesse de tudo o resto por nós, para Deus nós somos, cada um de nós é, Um filho muito amado, uma pérola preciosa que Ele cuida, trata, protege e molda!
Cada um de nós, com os seus defeitos e qualidades, que Ele aceita, cada um de nós que magoa, mas que Ele perdoa.

Este amor de Cristo é algo impressionante, só o consigo comparar ao Amor que senti quando os meus filhos nasceram, um amor sem limites, de entrega, de compaixão , um amor que se sente e que dá vontade de chorar, um amor transparente, verdadeiro, único, uma alegria enorme, um Amor que nos ultrapassa que nos enche por dentro, como o Amor que eu sinto pelo Ricardo que só me apetece sorrir-lhe sempre que o vejo, um amor sem fim, é esse o Amor de Cristo, um Amor que não tem principio nem fim, um amor incondicional, um amor de Pai, e é com esse Amor que eu quero viver sempre, porque só esse Amor me basta.

16 comments:

joaquim said...

Mais uma Joana, cheia de profundidade e entrega.
É o retrato de um Matrimónio vivido como vocação de Deus para uma mulher e um homem.
Quando falamos em vocações na Igreja, pensamos muitas vezes exclusivamente no sacerdócio, ou na vida consagrada, mas o cristão tem de viver a sua vida, ou melhor tem de se abrir na sua vida à vocação que o Senhor nele coloca e que é também tantas vezes o Matrimónio, a vocação da comunhão dos esposos, da mãe, do pai.
E quando o Matrimónio é vivido assim como uma vocação de Deus, é assim retratado como nesta história.
Obrigado Joana, porque me ajudas a meditar no meu Matrimónio e na minha atitude como pai e avô.
Abraço em Cristo

daqui said...

Concordo em absoluto com o Joaquim. Que sonho lindo!
E gostei tanto do último parágrafo do post! obrigada. :)

sedente said...

O amor...sempre o amor, exigente, fomentador, em tudo e em todos...um desafio para todos os crentes...para todos os homens.
abrç+

Maria João said...

Um dos problemas do casamento hoje em dia é a falta de vocação. Pelo menos acredito nisto. As pessoas casam porque é tradição, nem pensam se têm vocação para o matrimónio.

Para o cristão, isto ainda é mais grave, porque sabemos que o matrimónio é um sacramento. E, claro, não esqueçamos que se nos casarmos Deus está no meio de nós.

Ver para crer said...

Exemplo maravilhoso de um amor que se fez vida e brotou em novos rebentos.
Que Deus abençõe o ditoso casal!

sedente said...

Tudo por Jesus, nada sem Maria.
Bom mês de Maio.
abrç+

António Valério,sj said...

Olá! É tão bonito fazer estas viagens no futuro e podermos olhar para a vida que fizemos e ficar infinitamente agradecidos. Faz-nos caminhar com maiores certezas, com maior vontade de ser completo nas várias formas de amar! Beijinho em Jesus. Antonio

Catequista said...

Olá!
Deixei-te um convite no meu cantinho.

Bom fim de semana

caminante said...

Xoana amiga, cada historia tuya es una perla, es un tesoro escondido. Gracias por todo lo que escribes. Me hace bien.
Llegué a tu Blog casi un mes después. No importa. Las buenas esencias permanecen en el tiempo.
Cierto. El Amor humano, el que es de verdad, refleja el Amor de Dios. No hay otro Amor. Y se trasparente en la mirada, que es la puerta que abre el hondón del alma.
Un fortísimo abrazo.

joaquim said...

Amiga Joana

O que é feito de ti?

Abraço em Cristo

Leonor said...

Escrever, não???

caminante said...

Me hago la misma pregunta que Joaquim: ¿Qué ha sido de tí? Sé que hoy pasaste por mi Blog. Necesitamos tus palabras.
Si necesitas...
Un fortísimo abrazo.

joaquim said...

Joana, amiga
responde-nos, estamos preocupados contigo.
Diz-nos que estás muito ocupada, exames, sei lá o quê, mas dá sinais porque cuidamos de saber de ti.
Rezo por ti, para que seja o que for que se passe, o Espírito Santo te ilumine e guie nos teus passos.
Abraço saudoso em Cristo

Pi said...

Joana
Pois é, já há algum tempo que passo por cá e não encontro as tuas palavras, cheias do calor e do amor de Cristo.
O Sacramento do Matrimónio é algo maravilhoso e ao mesmo tempo misterioso. "Já não são dois seres, mas apenas um em si". E quando essa relacção é baseada no Senhor, faz muito mais sentido.
Um grande beijinho em Cristo
Pedro B Pinto

Sol da manhã said...

Ânimo ressuscitada!

Até eu que nunca comentei, mas estive sempre aqui...Sabes, sinto a tua falta...

Ânimo e coragem!

Maria

Presidente said...

JUnto-me ao coro das interrogações ;) Sempre presente. Um abraço em Cristo.

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores