Thursday, April 24, 2008


Chego a casa cansada de mais um dia que passou, atiro o casaco para o sófa, descalço-me e caminho sobre o chão frio da cozinha enquanto ataco o frigorifico.

Vou andado pela casa a pensar na quantidade de coisas que tenho que estudar e no pouco que tenho feito, mas em vez de me dirigir ao quarto e pôr o tempo a render vou directa a sala ver só cinco minutos das noticias que acabam por ser três quartos de hora de televisão, quando dou por mim estou meia a dormir no mesmo sitio do costume.

Furiosamente vou à casa de banho lavar a cara e digo para mim mesma que tenho mesmo que estudar, chegada ao quarto vejo a quantidade de agendas que já comprei para me organizar e que apenas serviram como pretexto e pouco para estudo.

Só me apetece chorar quando olho à minha volta e vejo folhas espalhadas livros meio abertos, a confusão de sempre e eu parada meia a dormir de cansaço e de desmotivação.

Paro por momentos, e rezo, relembro os frutos que o trabalho já me deu, e relembro o quanto já alcancei com a Sua ajuda, fico envergonhada do que tenho feito e peço Lhe perdão por não saber fazer desses frutos novas sementes para posteriores platanções, paro respiro fundo e relembro Cristo e o seu trabalho, relembro O na minha vida e sorrio. É tão bom senti-lo. Relembro as pessoas que gostavam de fazer render os seus talentos mas que não podem por impossibilidades físicas, rezo por elas e dedico lhes todos os minutos do meu trabalho. Relembro e principalmente agradeço o Dom que Ele me deu, e a oportunidade de estudar, de adquirir novos conhecimentos. Peço-Lhe que me dê força de vontade porque essa faz tanta diferença, move nos e faz nos caminhar na Sua direcção.

Não sei quanto tempo passou desde que parei aqueles momentos, quando dei por mim estava a estudar há algum tempo, e rezava sobre cada momento, lembrei me das palavras de S.Inácio de Loyola “ Estuda como se tudo dependesse apenas de Ti e reza como se Tudo dependesse apenas d´Ele “, e tudo fez tanto sentido, fazer de cada momento , um momento de oração, deixa Lo estar presente em todas as coisas como estudar.

Entrego Lhe toda a minha vida, tudo o que sou e o que tenho, todo o meu trabalho porque só com Ele tudo faz sentido, n´Ele, para Ele e com Ele.

15 comments:

Nuno Branco, sj said...

Olá querida joana :)
aleluia! mais um post!
Caramba, tenho mesmo pena que nao escrevas mais vezes... isso é perguiça ou falta de tempo? ;)
obrigado, mesmo obrigado porque mais uma vez gostei do que escreveste e identifiquei-me bastante com esta cronica! Toca-nos a todos estas experiências de confronto com aquilo que somos. Obrigado pelo final que lhe dás que certamente se aproxima do "final" que Deus nos dá! Obrigado Joaninha!
Beijinho! :)

silvino said...

agendas q nao passaram de tentativas de organizaçao.. mesa de trabalho desarrumada.. é pá, não era preciso fazer uma descrição tao pormenorizada do meu ambiente de trabalho:p

pois que tudo faça sentido, bem lá dentro, pertinho do centro de motivação do teu dia-a-dia(:

Maria João said...

A agitação e as responsabilidades diárias levam-nos a reagir assim. O que vale é que Jesus tem muita paciência e, juntamente com a Sua Mãe, nos põe uma mão na cabeça e nos diz:"Calma, não carregas essa cruz sozinha. Estou contigo".

beijos em Cristo e Maria

joaquim said...

Pois Joana, o ouro é valioso porque é raro e as tuas histórias reais são agora mais raras e por isso tão valiosas.

E esta foi-o muito para mim, porque nela me revi, porque nela me senti despido de tanta desculpa para às vezes não fazer o que devo...fazer.

Obrigado Joana pelo teu regresso, mas deixa-me dizer-te que as tuas histórias são sempre valiosas, mesmo que as possamos ter todos os dias.

Abraço muito amigo em Cristo

Mariam said...

Olá! Para anunciar mais um blog: http://amo-christum.blogspot.com/

Pequena irmã em Cristo

CristalizArte said...

Olá Joana!

Tenho andado um tanto afastado dos blogs. Lembrei-me de passar por cá. E é sempre bom ler as tuas histórias.

Beijinhos e reza por mim, que eu rezo por ti
Pi

osátiro said...

Na Arábia Saudita há 800 mil católicos, imigrantes explorados, mas as igrejas são proibidas e até em casa é perigoso rezar.

Notícias de "ZENIT o Mundo Visto de Roma":

"Arábia Saudita: presos quatro cristãos enquanto rezavam em uma casa [19-06-2006]


Preocupação por dois cristãos detidos por sua fé em Riad (Arábia Saudita) [22-06-2005]
Nova onda de detenções


Sete cristãos libertados na Arábia Saudita sob renúncia a praticar sua fé (em particular) [09-06-2005]
Foram maltratados durante sua detenção em Riad


Pedido de ajuda internacional para os cristãos presos na Arábia Saudita [08-06-2005]
Um apelo de seus familiares e amigos


Arcebispo de Lahore pede a liberdade de 40 cristãos encarcerados na Arábia Saudita [18-05-2005]
Pede a seu governo que faça pressão


Papa bate à porta dos países que não têm relações com o Vaticano [12-05-2005]
China, Vietnã, Coréia do Norte e Arábia Saudita


João Paulo II nas primeiras páginas dos jornais árabes [10-04-2005]
Segundo constata o representante papal na Península Arábica


Novo bispo vigário apostólico para a Arábia [21-03-2005]
Dom Paul Hinder substitui Dom Giovanni Bernardo Gremoli


Cardeal Medina Estévez, novo Cardeal Protodiácono [25-02-2005]
Tem a missão de anunciar e o nome do novo pontífice


Arábia Saudita: Polícia religiosa detém um cidadão saudita convertido ao cristianismo [21-12-2004]


Perigo de cárcere para os não-muçulmanos na Arábia Saudita [07-12-2004]
Inexistente reciprocidade de liberdade religiosa com outros países, denuncia o padre Cervellera


Um cristão nos cárceres sauditas por «evangelizar» [26-11-2004]
Após sua libertação, Brian Savio O´Connor compartilha seu testemunho


Libertado cristão indiano condenado na Arábia Saudita por questões de fé [04-11-2004]
Brian Savio O´Connor já se encontra em Bombaim


Apelo pela liberdade do católico indiano condenado na Arábia Saudita [29-10-2004]
10 meses de prisão e 300 chibatadas para Brian Sávio O´Connor


Católico indiano torturado por causa de sua fé pela polícia da Arábia Saudita [02-06-2004]
Acusações contra ele poderão comportar a pena de morte

Sara said...

uau está lindo!!
também por vezes me sinto como tu, em vez de atacar os estudos ataco outras coisas, mas depois por culpa e stress dirijo m logo para os livros. Nunca pensei em parar para rezar, para Lhe agradecer e relembrar os frutos do meu trabalho, mas agr com este lindo texto q escrevest de certeza que Lhe agradecerei! Obrigado Joana!
bjnhs

Maria João said...

Não te esqueças que o Natal, ou seja o nascimento de Jesus acontece todos os dias. Abre-Lhe a porta!

beijos em Cristo e Maria

joaquim said...

Olá Joana

Saudades de ti, das tuas histórias!

Vim aqui colocar-me como "seguidor" do teu blogue para ver se assim recomeças a escrever.

Precisamos de ti.

Dá noticias!

Abraço amigo e saudoso em Cristo

Leonor said...

Joanaa, para ver se ressuscitas este blog ou o Imagina Só, deixo-te um desafio no meu blog! Se tiveres paciência, passa por lá! Grande beijinho!

P.S. Tenho saudades das tuas estórias! Não tens saudades de as escrever?

Anonymous said...

Pax Christ...

anareis said...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

Anonymous said...

Um Santo Advento, cheio de Alegria e Esperança.

Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a Boa-Nova é anunciada aos pobres.

Que o Messias esteja nos teus olhos, mãos e fundamentalmente no coração manso e humilde.

Pax Christi

Anonymous said...

Obrigado por bonito espaço espiritual...

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores