Monday, January 15, 2007


Entrei em casa, pousei as malas junto ao bengaleiro, e fui fazer uma torrada. Caminhei pela casa com pequenos passos , e apercebi-me das saudades que já tinha de percorrer cada uma daquelas divisões, de ver tudo o que tinha decorado, de sentir o cheiro da minha casa, estava com tantas saudades da minha querida cama.

Muitas amigas, achavam-na doida, por sentir saudades de casa, consideravam na uma sortuda por estar sempre a viajar, por ter a oportunidade de conhecer imensos sitios, de estar em todos os hotéis, e diziam que só se queixava.
Mas ela não se queixava, pelo contrário agradecia-Lhe sempre pela oportunidade que lhe tinha dado de conhecer novos costumes, novas pessoas, de contactar com outras culturas. Contudo haviam alturas em que sentia umas saudades inexplicáveis da sua casa. Saudades do cheiro, saudades de olhar para a janela repleta de humidade e ver os carros a passar, a D.Alice a estender a roupa, saudades de andar pela casa de pijama a transportar as coisas de um lado para o outro, saudades do seu cantinho.

Estava a pensar em tudo isto, quando entrou no seu quarto. Já não o via há tanto tempo, mas continuava igual. Ia começar a caminhar até à janela quando começou a espirrar desalmadamente. Parou e pensou:
-Meu Deus, ou estou a ficar doente ou isto está sujíssimo.
Olhou para a sua volta e reparou que realmente o quarto estava mesmo sujo, a camada de pó já era mais que visível. Mas da última vez que tinha vindo a casa tinha passado com o pano do pó, como poderia estar agora neste estado? Tentou-se lembrar da última vez que tinha aspirado, mas já tinha sido à tanto tempo…
Tinha mesmo que o fazer, a sujidade acumulara-se e não podia viver naquelas condições. Decidiu limpar tudo no próprio dia, e para isso precisava da ajuda do João, por isso ligou-lhe, porque arrastar móveis, levantar coisas, não era o seu forte e a dois fazia-se muito bem.
O João aceitou o desafio e foram limpar aquela casa que estava a precisar de quatro mãos.

Passaram algumas horas desde que chegara a casa, estava sentada na cama a ler, quando parou por momentos para admirar a limpeza que ela e o João tinham feito. Tinha ficado mesmo bem, tudo no lugar, mais arrumado e mais limpo.
Estava ainda a observar o seu humilde quarto, quando se lembrou da limpeza que devia fazer no seu interior.
Se muitos a ouvissem achariam que era maluquinha, limpeza no seu interior?

Tantas vezes estamos “sujos” por dentro, claro que não é com pó, nem com humidade, é uma “sujidade” diferente, mas que também se agarra, uma “sujidade” que não é limpa com vassouras nem com aspiradores.
A “sujidade “ propriamente dita, são os nossos pecados, que se vão agarrando e acumulando dentro do nosso ser, são as coisas que não fizemos, ou que fizemos menos bem, são tudo o que nos atormenta, são tudo aquilo a que voluntariamente, e conscientemente recusámos sabendo que era a vontade d ´Ele.
Podemos limpar o nosso interior de duas maneiras, a primeira é como se passássemos um simples pano do pó, que consegue tirar as impurezas mais visíveis e pode ser utilizado sempre, ou seja é na Missa quando no inicio pedimos Perdão pelo que temos feito, e assumimos a nossa condição de pecadores.
A segunda maneira é uma limpeza mais profunda, que envolve esfregar o que não saiu com a limpeza do pano do pó, que implica arrastar móveis, levantar secretárias, aspirar. E para fazermos tudo isto, precisamos de ajuda, porque levantar as coisas não se faz sozinho, envolve esforço e trabalho, e é mais fácil a dois. Por isso quando queremos aspirar a nossa casa precisamos de alguém que consiga ajudar a levantar tudo, que tenha a força que nos falta, também quando queremos “limpar” o nosso interior, precisamos de alguém que nos ajude a ver com os Olhos d´Ele, que nos auxilie a afastar os nossos “moveis “ interiores, a aspirar o que ficou por limpar, a procurar faltas, a rezar sobre acontecimentos, a pedir perdão.
Muitas vezes, me perguntam se me sinto à vontade a falar com uma pessoa que não me conhece sobre tudo o que tenho feito, até já me perguntaram se é igual ou semelhante a ir a um psicólogo, pessoalmente considero o acto da confissão como muito importante na minha vida espiritual, porque é nesse simples acto, que em conversa com o Padre, que é o representante de Deus e da Igreja, vejo a minha vida com os Olhos de Cristo e avalio o que tenho feito, confessar-me, é uma conversa sobre muitas coisas, é entrar dentro de mim, e vasculhar a minha casa interior, é limpar, é arrumar, é deixá-Lo entrar mesmo quando está tudo de pernas para o ar, porque Ele pode entrar sempre , e tantas vezes bate à porta e eu não lha abro por receio que olhe para a “sujidade” mas Ele não é como nós, Ele quer estar connosco mesmo no meio da confusão interior, Ele ama-nos, Ele perdoa-nos, e é através do Padre que recebemos o Seu Perdão.
Tantas vezes dei por mim a pensar no valor do sacramento da confissão, é limpar a nossa casa interior, é aceitar que somos pecadores, e reconhecer os nossos pecados, é pedir que Ele nos conceda o Seu perdão e nos ajude a fazermos a Sua vontade.

Tal como limpámos a nossa casa várias vezes, porque o pó surge e vai se acumulando, também a nossa casa interior tem que ser limpa de vez em quando, porque somos pecadores , contudo temos que nos aceitar como somos vivendo com o “pacote” que temos, de qualidades e defeitos e reconhecendo que erramos e que o fazemos muitas vezes. Com o passar do tempo até nos vamos apercebendo que erramos na maior parte das vezes nas mesmas coisas, porque somos humanos e como tal temos limitações, mas devemos procurar o Seu Perdão e devemos querer caminhar para a santidade com Ele ao nosso lado.

Foi assim que no meio de pensamentos e de uma longa conversa com Ele, cheguei à conclusão que precisava de me confessar, e após um exame de consciência sincero, lá fui com um sorriso nos lábios pedir-Lhe que me perdoasse.

9 comments:

Fátima F said...

E tantas vezes precisamos de nos limpar...o pó, tão presente nesta sociedade que nos rodeia, e que limpa tão pouco o seu pó.

Ver para crer said...

Jesus quer que andemos sempre limpos. Por fora e por dentro. E o arrependimento é caminho para pedir perdão.

Pedro Martins Lopes said...

gostei muito do teu Blog...

Maria João said...

Já consigo entrar nos blogs, Joana!

Pois é, devemos limpar a casa interior. E, mais importante, ir fazendo uma limpeza diária, por que se não o pó acumula de tal maneira que depois é mais diícil fazê-lo desaparecer.

beijos em Cristo

PS: desculpa o mail por causa dos problemas informáticos, mas não consiguia entrar em nenhum blog, nem no meu.

Presidente said...

(como já disse), excelente via para explorar sacramento da Reconciliação ;)

sedente said...

Gostei da tua parábola…por acaso o Papa Bento 16 também recorreu a esta comparação do pó que enche as nossas casas e aquele que suja os nossos corações (e que implica a necessidade de limpá-lo) numa conversa com os meninos que se preparavam para a primeira comunhão...acho k foi no ano da Eucaristia. Tens um espírito de teólogo lol.
+abrç

caminante said...

Precisamos de "una larga conversa con Él". Es en la intimidad con quien sabemos nos ama, a la luz de su cariño, cuando vemos la suciedad de nuestra alma. Y que necesitamos pedir perdón.
Gracias por hablar tan claro y tan preciso de este sacramento, llamado también sacramento de la alegría y de la misericordia. Un Dios que perdina es lo más.
Un fortísimo abrazo.

J said...

Gota de Chuva,

Sinto o mesmo que tu, está tão presente na nossa sociedade este pó que se agarra e que nos suja por dentro.
Rezo para que sejamos capazes de nos limpar, e de admitir que tantas vezes vamos ao Seu encontro sujos.

Um grande beijinho em Cristo


Ver para Crer,

Subscrevo cada palavra que escreveu, o arrependimento é mesmo o caminho necessário para ir ao encontro do perdão, sejamos capazes de o fazer por Ele.

Um grande beijinho


Peter Pan,

Obrigado pelo comentário, mas este blog também é seu, é um cantinho do Senhor.

Um grande beijinho


Maria João,

Não sei muito de informática, e menos ainda de blogs, mas tento ajudar no que posso, dando a informação que me deram, e fico contente por saber que já esta tudo bem.

Tal como limpamos a nossa casa exterior, e como nos preparamos para receber os outros na nossa casa, devemos preparar esta casinha interior para O recebermos.

Um grande beijinho em Cristo

P.S.) Não quero tem nada que pedir desculpas, estou sempre aqui

Filipe,

Obrigadissima pelo comentario.

Um grande beijinho


Sedente,

Ajoelho-me perante as Palavras do Papa, as minhas são apenas pequeninas gotas no oceano do Amor de Cristo.

Obrigadissima pelo comentário e pelo blog que nos enche a todos do Amor do Senhor.

Um grande beijinho

Caminante,

El Amor de Dios es tan grande que nos perdoa siempre, Gracias Padre por Tú Amor por nosotros que no tiene fim.

Besos

Tiago Madeira said...

"...lá fui com um sorriso nos lábios pedir-Lhe que me perdoasse."

Que bonita esta imagem que me deste com esta última frase:).
Gostei imenso da metáfora também.
Obrigado pela partilha.
Beijinho

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores