Thursday, January 25, 2007


Sai de casa a correr, peguei na maçã, na garrafa de água fresca, e meti tudo num saco.
Ainda não eram quatro horas, mas não queria que ele ficasse à minha espera.
Cheguei mesmo a tempo, ele corria com os amigos. Estavam a sair do campo.
Acenei-lhe. Ele viu-me e correu com dois amigos na minha direcção.
Entrou no carro encharcado em suor, devorou a maçã, “embebedou-se “ com a garrafa de água. Segui o caminho que pensei que quisesse que fizesse visto que era sempre o mesmo, estávamos perto de casa, quando me pediu para encostar no meio da estrada, respondi-lhe:
- Luís, aqui não posso parar, não vês que estamos numa curva e no meio da estrada?
Respondeu-me irritado:
- Mas estás parva? Eles tem que sair aqui!- e apontou para os amigos que pensei que iam para nossa casa.
Parei um pouco mais à frente junto ao passeio, visto que não podia deixar os dois rapazes no meio daquela curva na estrada.
Prosseguimos a viagem, com ele sempre aos berros, e eu em silêncio.

Cheguei a casa chateada, eu tinha sido amorosa, levei-lhe a maçã, porque devia estar com fome, levei-lhe água porque sabia que tinha sede, fui mais cedo para ele não ficar à minha espera, e não recebi nem reconhecimento nem simpatia.
Na verdade também não tinha feito tudo aquilo para receber o seu reconhecimento, mas também não o tinha feito para receber um par de berros, sobre onde devia parar na estrada.

Nesse momento pensei em Deus, como Ele me devia compreender, Ele dá-nos tudo o que é melhor para nós, mesmo que muitas vezes não nos pareça o melhor, está Sempre ao nosso lado, nunca desiste de nós, e mesmo assim nós temos o hábito de nos queixarmos por tudo e por nada, e pior ainda, temos a “mania “ de o culparmos por tudo o que nos acontece de mal.
Imaginei como Lhe devia custar, dar todo aquele Amor, dedicar-nos toda a Sua atenção, e em troca receber, lamúrias e queixumes. Mas Ele não é como eu, não se irrita, nem desiste, porque o Seu Amor por cada um de nós é maior do que tudo o resto, e mesmo que lhe púnhamos dificuldades, mesmo que lhe viremos a cara, Ele está sempre ao nosso lado, e espera pacientemente que O deixemos entrar.

Falei-Lhe, dei por mim a deixar toda aquela irritação que me envolvia ser “evaporada”, e no lugar desta apareceu o Seu Amor por mim.

Dei por mim a pensar nos Homens, se um fosse Deus como seria? Tenho a certeza que seria horrível, porque apesar de termos sido feitos à Sua imagem e Semelhança, nós Homens somos imperfeitos, somos pecadores, ao contrário de Nosso Pai. Nós Homens, apesar de todas as qualidades que Ele nos deu, temos imensos defeitos, como o egoísmo, a mentira, o constante “queixume “ etc Em vez de aceitarmos esses defeitos, e utilizarmos as qualidades muitas vezes, fazemos o inverso.
Se um de nós ocupasse o lugar do Altíssimo, seria um verdadeiro desastre porque em vez de ocorrerem as “injustiças “ do mundo, o caos estaria sempre presente, pois ao contrário de Deus, que sabe o que é o melhor para cada um de nós, o Homem só iria saber o que era melhor para si, não teria o Amor de Deus a guiá-lo e não saberia que fazer.
Sem Deus nada somos, e tantas vezes não nos apercebemos disso, só nos sabemos queixar, porque é mais fácil deitar a culpa nos outros em vez de encontrar soluções, ou caminhos a percorrer.

9 comments:

Fátima F said...

J, estou de passagem a correr, depois volto com mais calma...era só pra dizer que adicionei esse teu endereço no messenger...por isso se deres de caras com um nome estranho, sou eu ;)
Beijinho

joaquim said...

Joana
Concordo inteiramente contigo.

Deixa-me fazer uma "graça":
Então se não existisse deus a quem haveriamos de nos queixarmos das nossas vidas?

O que nos vale é que a Sua paciência é do tamanho do Seu amor.

Abraço em Cristo

Anonymous said...

olá joana,
agradeço o seu post no meu blog (http://iosefsj.blogspot.com/)...vejo que conhece os jesuitas...será que por acaso nos conhecemos?
beijinhos
josé

Ver para crer said...

Esta ingratidão!!! Só de homens...

Maria João said...

Infelizmente, a ingratidão é o prato do dia.
E todos cometemos esse erro de vez em quando.

Resta-nos a paciência de Deus. O problema é que não nos devemos esquecer que tal como nós Ele também se magoa.

beijos em Cristo

Fátima F said...

Uma imaginação incrível despoletou mais uma estória....
Ah como eu gostava que nos apercebessemos mais, que sentissemos mais quando O magoamos, quando O deixamos de lado ou somos mal agradecidos...quando ficamos tristes por alguma coisa que aconteceu diferente do que nós gostavamos que fosse, e nos esquecemos de confiar que vai acabar por ser o melhor para nós porque Ele está incondicionalmente connosco.

CristalizArte said...

Olá Joana
Fizeste-me lembrar a parábola do filho pródigo e de uma conversa que tive com um amigo. Dizia a mim, que ao ver a Paixão de Cristo, o que lhe impressionou mais foi Ele sofrer e nem sequer repreender, Ele que não tinha culpa alguma. Entregou-se por nós, para sermos filhos de Deus, ainda que soubesse que muitos Lhe iriam virar as costas. E ainda hoje entrega-se por nós, na Eucarísitia e fica todo o dia no Sacrário à nossa espera.

Sei que valo pouco, mas aos olhos Dele...sou pérola de grande valor. O seu preciossímo sangue salvou-me da escravidão do pecado.
Fico rendido e pasmado diante deste grande amor que Ele tem por nós.

Um grande beijinho em Cristo
Pedro BP

Pyny said...

...

J said...

Gota de chuva,

Ainda não te apanhei no messenger, mas gostava de falar contigo um dia destes a ver se tenho sorte.

Um grande beijinho

Joaquim,

É verdade sem Deus ao nosso lado ninguém teria a paciência que Ele tem,paciência de Pai, de ouvir os filhos e de os amar, em todas as alturas, sem fim.

Um grande beijinho em Cristo


José,

Leio o seu blog com regularidade, admiro a sua simplicidade e a maneira como nos revela o Amor de Cristo.

Não o conheço pessoalmente mas é meu irmão no Senhor, e conheço-o através das palavras que escreve.

Um grande beijinho em Cristo

Ver para Crer,

Os Homens, como seres Humanos limitados, são insatisfeitos e pormais coisas que Deus nos dê estamos sempre a querer mais.

Rezo para que sejamos capazes de perceber que o querer mais é bom porque nos faz querer ir mais longe, mas que em excesso a ânsia de querer é mau, porque não podemos viver apenas à custa do que queremos, ou desejamos.

Um grande beijiho em Cristo


Maria João,

Quando li o seu comentário lembrei me que Deus não é como nós, não faz birras, não se queixa, mesmo magoado Ele perdoa-nos porque o seu Amor sobrepõem-se a tudo o resto.

Um grande beijinho em Cristo


Gota de Chuva,

É engraçado que tantas vezes nos queixamos mas o que acontece é bom, porque é a sua Vontade, rezo para que com o tempo sejamos capazes de Confiar cegamente neste Deus que nos ama e que quer o nosso bem.

Um grande beijinho

Pedro,

Já tinha saudades de ler o que escrever, de me deixar envolver pelas tuas palavras cheias do Amor de Cristo.

Como tens razão,Ele morreu por mim, por ti, por cada um de Nós, e apesar de todo o sofrimento que passou, venceu a morte,e libertou-nos da escravidão do pecado.
Mesmo sabendo que muitas vezes o ofendemos, mesmo sabendo que valemos tão pouco Ele nunca desiste de nós, porque nos Ama totalmente.

O Amor de Cristo é algo indescritivel, e fantástico, que só de pensar, me faz ter sempre um sorriso.

Um grande beijinho em Cristo

Pyny,

Tenho imensa pena de não puder ir contigo, mas vou rezar por cada um de vós para que Deus vos dê força para darem a conhecer O seu Amor.

Um grande beijinho em Cristo

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores