Tuesday, January 30, 2007


Estava distraída, há momentos assim em que pensamos em tudo e mais alguma coisa, em que as preocupações nos invadem, em que o silêncio não se faz ouvir, embora o nosso corpo esteja ali, a nossa mente está noutro local bem distinto.

Eu estava num dia desses, fui para a Missa, com mil e uma preocupações, ouvi a Palavra de Deus mas não reflecti sobre esta, estava concentrada nos meus problemas, nas minhas angustias, e no meio de toda aquela perturbação interior que partilhava com Deus, Vi aquele sorriso, enorme, resplandecente, e contagiante. Era o sorriso mais bonito que eu já tinha visto. Não é que os sorrisos não sejam bonitos, mas aquele era especial, era um sorriso sincero, aberto, como o sorriso de uma criança inocente que nos olha e sorri com imensa facilidade, automaticamente comos e fosse um gesto inato. Sempre gostei de sorrisos mas há uns que nos marcam e aquele sorriso marcou-me.

Fiquei alguns minutos a olhar para aquela rapariga e a admirar aquele sorriso, mas que sorriso! E dei por mim, a pensar apenas n´Ele e a deixar as minhas preocupações, a libertar-me dos meus medos a deixar-me invadir pelo seu Amor.
Porque tal como aquele sorriso era contagiante o Amor de Cristo também o é, Amor gera Amor, e assim sucessivamente, como uma pequenina bactéria que se multiplica continuamente, o Amor de Cristo multiplica-se e vai crescendo e passando de pessoa a pessoa, e foi assim que Ele se deu a conhecer, primeiro naquela pequenina zona aos Apóstolos, depois às pessoas que o rodeavam, e quando morreu e ressuscitou o seu Amor foi proliferando e espalhou-se por todo o mundo.

Penso num sorriso e lembro-me do Cristo do Sorriso, que tem um sorriso de Amor, de entrega, de compaixão. Um sorriso inesperado no meio da dor, do sofrimento, da morte. Um sorriso que faz pensar, que revela todo o Amor de Deus por cada um de nós.
Um sorriso que perdoa.

Tantas vezes dou por mim a pensar como é difícil não gostar de um sorriso, também é difícil não gostar de ser Filho muito Amado de Deus, saber que Ele nos ama, nos aceita, e que mesmo apesar do nosso valor, insignificante e menor, mesmo apesar dos nossos erros, dos nossos medos, somos tão importantes para Ele, somos únicos, somos seus filhos, e Ele nunca desiste de nós.

Foi assim que no meio daquela missa e a olhar para aquele sorriso, também eu Lhe sorri, e deixei que o Seu Amor me envolvesse, me enchesse por dentro, me desse forças para continuar, porque eu queria ser como aquela rapariga e levar o Seu sorriso aos outros, juntamente com o Seu Amor.
O sorriso daquela rapariga absorveu-me, e fez crescer em mim o Amor de Cristo, porque ela estava ali e sorria-Lhe como se mais nada a rodeasse, e eu queria fazer o mesmo.

Sai da Missa com um enorme sorriso, e prometi Lhe que iria seguir o exemplo de Cristo e sorrir a todos, com muito Amor.





Este texto é dedicado à Nônô ( Blog Fiat Lux , visitem vale mesmo a pena!).

9 comments:

sedente said...

sorrir é quase uma arte neste mundo tão complexo...
ainda n reparasts k sorrir é s calhar a atitude mais notória dos humildes e dos simples...
:) sorrir...é 1 programa d vida.

Presidente said...

compaixão...capacidade de estar com, de sentir com, de chorar com, de "sorrir" com... Obrigado pela "com"unicação!! ;)

Leonor said...

E ainda dizias que não era nada de especial...!!! OBRIGADA... Gostei tanto... Ah e graças a ti não tive um ataque de nervos ontem(até tive mas podia ter sido pior! lol).
Eu nem tenho palavras... se calhar até estava melhor calada mas acho que é simpático agradecer ;)
Grande beijinho :D

joaquim said...

Olha para mim Joana a sorrir para ti, ou melhor ainda, a ver o teu sorriso!!!
Abraço em Cristo

Maria João said...

É impressionante como os nossos gestos se repercutem nos outros. para o bem e para o mal.

Esta post faz-me também lembrar como é importante estarmos atentos aos sinais de Deus. E, às vezes, aparecem quando menos esperamos e da forma que menos esperamos. E como nos sabem bem!

beijos em Cristo

Elsa Sequeira said...

Olá!!

Passei por cá!!!

deixo-te também o meu sorriso!

Tudo de bom!

:))

caminante said...

Cara Joana, razón tienes para esatr enfadada. Hay períodos en la vida en que le tiempo no da para más. Merecesa una respuesta serena y larga a tu e-mail. Prometo hacerlo.
Extraño tu ausencia en mi Blog. Me hacen bien tus comentario,
Un fortísimo abrazo.

J said...
This comment has been removed by the author.
J said...

Sedente,

Sorrir é mesmo uma arte, tantos podem sorrir e tão poucos o fazem. E tantos sorriem quando muitos pensam que não tem razões para sorrir.

Um grande beijinho em Cristo e obrigado pelo teu saltinho

Filipe,

Obrigado eu! Sorrio ao ler o que escreves.

Um grande beijinho em Cristo

Nônô,

Não era e não é nada de especial, Obrigado eu pelo teu sorriso cativante.

Um grande beijinho em Cristo


Gota de Chuva,

Apenas te posso dizer que sorrio enquanto te escrevo!

Um grande beijinho com Cristo, em Cristo e por Cristo


Joaquim,

Imagino o seu sorriso, lindo, cativante, enorme, aberto igual ao de Cristo!

Um grande beijinho em Cristo


Maria João,

É verdade Ele muitas vezes revela-se nos pequenos gestos, num sorriso, numa mão, num olhar, e sabe tão bem ver que está sempre ali e que nos ama infinitamente!

Um grande beijinho em Cristo


Elsa,

Obrigado pelo saltinho.
Dou-lhe também um enorme sorriso com Cristo presente.


Caminante,

Irei a tu blog dentro em breve tengo estado con algun trabajo, pero tengo lido lo que escribes con Cristo y su Amor siempre presientes.

Besos

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores