Thursday, January 04, 2007


Mudei de casa. Precisávamos de mudar, os miúdos estão a crescer, o Jorge precisa de um escritório maior, e eu queria renovar a disposição das coisas na cozinha.
Mas mudar de casa implica muita coisa, não se faz de um dia para o outro, temos que arrumar tudo, seleccionar o que levamos e o que deixamos para trás, empacotamos o que levamos, para depois voltarmos a desempacotar e a arrumar noutro local.
O que deixamos para trás, dependendo do que se trata, umas vezes vai para o lixo, outras vezes damos a quem quer ou precisa e outras ainda vamos buscar e empacotamos também porque pelo sim pelo não podemos voltar a usar.

Estávamos numa semana de “desempacotamentos e arrumações”, e enquanto as crianças brincavam no jardim, eu e ele desempacotávamos as coisas. O Jorge de vez em quando queixava-se de dores nas costas e eu queixava-me da “tralha “ que ainda tínhamos para arrumar.
- Já viste isto? Como é possível termos acumulado tanta coisa ao longo de quinze anos? - perguntei indignada ao olhar para os mais de dez caixotes que ainda nos faltavam só naquela sala.
- Vera, é normal, temos cinco filhos, e vamos comprando e recebendo coisas… que querias que fizéssemos? - disse-me abanando a cabeça e sorrindo.
- Gostava que pudéssemos ter esta casa toda arrumada num dia, gostava de não ter que passar aqui tardes inteiras a rever, a escolher, a abrir caixas, a empacotar e a desempacotar, porque nos dá tanto trabalho…- disse-lhe enquanto abria a vigésima caixa.

Ficou pensativo e depois disse-me:
- Sabes esta mudança de casa, faz-me pensar nas mudanças que ocorrem na nossa vida- e continuou enquanto limpava uma moldura – tantas vezes queremos mudar, sentimos necessidade para mudar, queremos ser diferentes, fazer outras coisas, experimentar algo novo, e dizemos “ Agora vou mudar isto e aquilo” e passado pouco tempo reparamos que não mudámos em nada.
- Sim, é verdade, tantas vezes temos uma ânsia enorme de mudar, de nos tornarmos melhores, de alterar as coisas e não o conseguimos fazer – respondi-lhe – mas qual é a relação entre a mudança pessoal e a nossa casa?- disse-lhe curiosa.
- A nossa mudança de casa, ao contrário do que tu desejas, não irá ser feita, num dia, nem numa semana, e talvez demore mais do que um ano. – disse-me e ia continuar quando eu interrompi estupefacta.
- Um ano?- perguntei
- Sim um ano, porque : agora estamos numa fase de desempacotar, vamos colocar nas novas divisões o que trouxemos da outra casa, vamos ver se encaixa tudo nesta casa, vamos levar algumas coisas para a arrecadação e outras vamos deitar fora porque afinal não servem, vamos comprar coisas diferentes, e vamos decorar divisões com coisas novas, vamos ter que escolher, vamos ter que pensar, vamos demorar imenso tempo, mas vai ser recompensador, porque quando a casa estiver pronta vai estar óptima, vai estar exactamente como nós queríamos, e o tempo “gasto” na sua preparação, na sua arrumação vai se revelar um tempo precioso e necessário, porque sem esse tempo, a casa estaria “desarrumada” teria coisas fora do sitio, iríamos estar sempre a queixarmos e a estranhar a “suposta” arrumação da casa.
A mesma coisa se passa nas mudanças que são necessárias na nossa vida, como queremos mudar tudo, acabamos por não mudar nada, porque a mudança interior exige tempo, paciência e persistência, não se muda de um dia para o outro. Precisamos de pensar no que queremos mudar, ver com os Olhos d´Ele se essa mudança é a Sua Vontade, se é o que é preciso, se é o melhor. Se for, temos que nos preparar para fazê-la. Muitas vezes mudar custa, dói, e sofre-se com isso. Por exemplo, e voltando á nossa mudança de casa, quando pensámos pela primeira vez que seria melhor para todos mudarmos, tu lançaste-me um olhar triste, porque querias ficar para sempre com a casa onde os miúdos nasceram, e deram os primeiros passos, e sofreste ao ver que isso não era possível, mas percebeste que ficar naquela casa não fazia sentido, não era o que estava certo.
Parou por momentos de falar, e eu sorri-lhe para que continuasse, ele percebeu e cedeu ao meu pedido:
- Também a mudança interior implica sofrimento, porque mudar é difícil, é alterar o “costume”, é dar um passo diferente, e exige tempo. O tempo na mudança é muito importante, porque o tempo vai nos fazer “encaixar” a mudança em nós, e quando demos por ela, já ocorreu. O tempo é preciso para seleccionarmos o que vamos deitar fora, e o que vamos manter dentro de nós, é preciso tempo para que o Espírito Santo nos faça Ver o melhor caminho a seguir, é preciso tempo para que toda a mudança ocorra de forma certa. Calmamente e sem pressas a mudança ocorre da melhor maneira, e vai sendo feita dia após dia, e as coisas vão encaixando e vamos alterando a pouco e pouco o que é preciso.
A mudança é uma constante da vida, temos que mudar muitas vezes, para nos adaptarmos ao que nos rodeia, para vivermos melhor mas principalmente para crescermos.
Lembraste quando há uns anos, te disse que sentia que precisava de mudar a minha relação com Deus?
Parei de cortar a abertura do caixote e disse-lhe:
- Jorge isso é diferente, tu sentias… - e antes que eu pudesse acabar a frase ele disse:
- Não, não, não é diferente. Eu queria mudar a minha relação com Ele, queria aproximar-me, sentia uma necessidade de intimidade, de abertura , de amizade. Sentia que só Lhe falava quando precisava, sentia que ainda tinha muito que apreender e que crescer na Fé, sentia ânsia pelo seu Amor. E que fiz? No inicio falei-Lhe, pedi-Lhe em oração, que me ajudasse a crescer de modo a aproximar-me d´Ele, pedi-Lhe que me desse força, persistência, e coragem para mudar, porque para me aproximar d´Ele tinha que mudar muita coisa! Os hábitos, a minha forma de olhar para Ele, a minha maneira de rezar, eu tinha que crescer mesmo. Houve uma altura em que tive medo, medo de não conseguir mudar, medo de não ser capaz, medo de sair de mim e de ir ao Seu encontro, mas confiei, e esta confiança foi crescendo com o Seu Amor. Depois comecei aos poucos a ir mais à missa, comecei a ir a conferencias sobre Cristo que me interessavam, comecei a ler mais sobre Ele, e no fim dei por mim num Movimento Católico contigo, a dá-Lo a conhecer a outros e a partilhar a minha experiência de vida com Ele ao meu lado.
- Sim realmente , tens razão, a tua relação com Deus mudou mesmo, olho para trás e vejo o caminho que percorreste e que ainda percorres, foi longo mas o tempo que demoraste a “organizar “ as ideias, a perceber o que Ele queria de ti, esse tempo foi essencial, e sem esse tempo, não haveria mudança, e tua abertura à Fé não teria sido possível. Se não o tivesses feito aos poucos e com Ele ao teu lado, nada teria mudado.
- E sabes qual é o mais engraçado?- perguntou-me enquanto se levantava, e tirava as luvas, aproximando-se de mim através de pequenos passos – é que nós só queremos mudar se for para melhor, e muitas vezes achamos que sabemos o que é o melhor, mas digo-te, toda a mudança só é bem feita se Ele estiver ao nosso lado, se partilharmos com Ele as nossas decisões, se O pusermos a par das nossas dúvidas, se Ele participar na nossa vida activamente, porque Ele sabe mesmo o que é o melhor para nós, e só Ele sabe quando devemos mudar.

Sorrimos os dois, e olhámos para as paredes brancas daquela casa, e estas fizeram me lembrar as paredes brancas da minha vida, que foram sendo preenchidas por factos, por historias por pedacinhos de Deus na minha vida, e tudo o que as foi preenchendo, foi feito com muita mudança, mas também com muita confiança n´Ele, porque sem Ele a mudança não era possível.

14 comments:

Maria João said...

Ajudai-nos, Pai, a mudar para melhor e a parar com esta tendência maldita que temos de mudar para o que achamos melhor e depressa. Faz-nos compreender que há mudanças que levam tempo, há outras que têm de ser radicais...

Valha-nos Deus!

beijos em Cristo

Era uma vez... said...

...as paredes brancas da minha vida, que foram sendo preenchidas por factos, por historias por pedacinhos de Deus na minha vida, e tudo o que as foi preenchendo, foi feito com muita mudança, mas também com muita confiança n´Ele, porque sem Ele a mudança não era possível.

Será que é preciso dizer que está espetacular?!

Humm... Pois não me parece, porque o que vem das tuas mãos é sempre espetacular!

Quanto a possíveis mudanças na vida, pois Joana, tal como tu referiste e muito bem no estória, é preciso confiar n'Ele! E tu és um grande exemplo dessa confiança! Por isso, a possíveis mudanças na tua vida, não tenhas medo!!! (percebes onde eu quero chegar, espero! Desculpa dizer aqui, mas quando li a estória, enfim lembrei de...)

Não tenhais medo! Escancarai as portas a Cristo, já dizia o Papa João Paulo II!

Grd beijinho

Ver para crer said...

Bem dito!
Há mudanças ainda mais difíceis do que mudar de casa!

Fátima F said...

Quando há mudanças, nunca, ou raramente, nos sentimos seguros...
Ele é de facto a base mais sólida em que nos podemos apoiar.
E confiar.
Obrigada por mais uma lição de estória. :)

Bei-J-inho

Andante said...

Bem dito !
As mudanças são lentas e dolorosas porque temos que retirar muito daquilo que fomos construindo, acomodando-nos e não incomodando-nos.
Obrigada Joana por esta estória

Um grande beijo peregrino

Madalida said...

J, adoro as tuas estorias! Esta então faz tanto sentido porque já me senti como o Jorge.
Quando é que fazes um livro com todas estas estorias? Ia ser um sucesso!
Um grande beijinho

Leonor said...

Gostei imenso!!!! gostei especialmente da conclusão.
Não me quero tornar repetitiva mas, mais uma vez, aprendi imenso com a tua estoria! Beijinho

joaquim said...

Linda e verdadeira história, Joana.
Dei comigo a pensar que um dos problemas da mudança é levarmos coisas connosco de que gostamos muito e depois queremos encaixá-las na nova casa.
Mas não ficam lá bem, não condizem, não foram feitas para aquela nova casa.
Por isso há que ter a coragem de nos libertarmos delas.
O problema ainda é que muitas vezes as arrumamos na garagem, para as vermos de vez em quando ou, quem sabe, ainda podem ser precisas, o que equivale a dizer que não nos libertamos delas.
É o que se passa tantas vezes na mudança das nossas vidas.
Isto não é um comentário, é um livro, desculpa!!!
Abraço em Cristo

sedente said...

as mudanças assustam-me sempre,no entanto,elas são necessárias...o k vale é k m abandono logo nas mãos de Deus lol.
Costumo pedir a oração dakeles k eu aprecio...toca a rezar p mim, um pensamento basta lol.

Teu blog é 1 sucesso...tens um clube d fãs...já t pedem 1 livro!

Catequista said...

E mais uma estória que toca lá no fundo! Como é bom passar por aqui e ler as tuas linhas...
Sim, mudar é bom, mas mudar não é fácil e muitas vezes precisávamos de nos libertar de certos "monos" que nos impedem de seguir caminho, mas não conseguimos.

"Confiança n'Ele, porque sem Ele a mudança não era possível!"

E já lá diz o ditado "Quem muda, Deus ajuda"!

Bjocas

caminante said...

Cara Joana: Pocas veces he visto conectar la vida de cada día con la vida interior. Pero es ahí, en lo de cada día, donde Dios nos llama.
"A mudança interior, exige tempo, paciencia e persistencia": ¡Qué cierto! Queremos correr y eso no es bueno.Dios tiene paciencia.
"Ver com os Olhos d'Ele". Es la mejor manera de ver.
A lo que me dices en mi Blog te contestaré a tu correo personal.
Un fortísimo abrazo. Un saludo a tus hijos y marido.

António Valério,sj said...

Faz mesmo sentido para mim o que dizes. Que as grandes mudanças levam muito tempo. Há sempre o momento da decisão, quando algo começa de novo. E depois começa a pressa de que as coisas antigas acabem por nos trazer ainda seguranças. Uma mudança profunda, sobretudo na nossa relação com Deus, significa deixar que ele mude e coloque todas as coisas no seu lugar. Não dependemos de nós, mas do desejo de que Deus continue o que começou em nós! Obrigado! Gosto muito das tuas estorias! Beijinho

J said...

Maria João,

Junto me às suas preces e peço ao Pai que me ajude a mudar para melhor, com tempo e fazendo a Sua Vontade.

Um grande beijinho em Cristo

Inês,

O que vem das nossas mãos é Obra das Mãos de Deus, basta confiar e Ele toma as nossas mãos e molda-as segundo a Sua Vontade, tornando-as Suas.

Se fosse o medo que me tomasse o corpo, e se fosse o medo que me moldasse o espirito então essa questão que colocaste já há muito estaria resolvida.
Mas graças Deus, já resolvi o que me preocupava.

Que seja feita a Sua Vontade e não a minha, de humilde pecadora.

Um grande beijinho


Ver para Crer,

Se todas as mudanças fossem como mudar de casa, a vida era tão fácil, e as mudanças que esta implica, seriam muito mais faceis de aceitar e de fazer.

Obrigado pelo seu comentário, gosto muito do seu blog.

Um grande beijinho


Gota de Chuva,

Quando as mudanças ocorrem sentimo nos vulneraveis, desprotegidos, inseguros, e só agarrando a Sua mão é que conseguimos perceber o rumo das coisas, orientarmo-nos, perceber onde tudo vai dar. Confiemos n´Ele, e tudo correrá bem.

Um grande beijinho e obrigado pelo comentário


Andante,

Concordo plenamente com o que escreveste. Muitas vezes as mudanças custam porque temos de abdicar de muita coisa, e nós simples seres humanos temos o péssimo hábito de nos agarrarmos de mais às coisas, larguemos Tudo para segui-Lo e fazer a Sua Vontade, sejamos todos como tu, peregrinos, caminhemos para Ele, com Ele e por Ele.

Um grande beijinho


Madalena,

Também eu tantas vezes me senti como o Jorge, e tantas vezes Lhe perguntei onde me levaria a mudança que Ele me propunha, tantas vezes não confiei, mas das vezes que o fiz, tudo correu bem.

Lol, Fico muito lisonjeada com o teu comentário, mas sinceramente tudo o que escrevo não sou eu que o faço é Ele que escreve por mim, quando escrevo tento perceber o que Ele me diz, e faço-o em Oração. Tento fazer cada vez mais, apesar de ainda ter um longo caminho pela frente, o que dizia S.Paulo: " Já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim ". Quanto ao livro, acho que se Ele me lançar o desafio um dia poderá ser um projecto a realizar, até lá vou escrevendo estórias, contos e pequena leituras diárias, para O descobrir nos outros, em mim, e no que nos rodeia, porque é assim que Ele se revela.

Obrigado por estares sempre presente e por tudo o que escreves, porque ao teu lado me sinto tão pequenina, cada blog em que participas tem mais de mil palavras vindas d´Ele, e por isso Obrigado.

Um grande beijinho


Nônô,

Se há pessoa repetitiva sou eu.
Eu é que te tenho que agradecer, por leres o que escrevo, que não é nada de especial, comparativamente com o teu blog e o da Sofia cheio de ideias, histórias, e pensamentos.

Um dia destes gostava de saber onde é que vocês arranjam tantas ideias e tão giras! Filmes, textos, tudo muito original!

Um grande beijinho


Joaquim,

Não tem nada que pedir desculpa, tantas vezes vou ao seu blog e "invado-o " com os meus comentários enormes lol

É exactamente isso que pensei ao escrever esta estória, é que a nova casa, tem novas divisões, tem outra luminosidade, e nem tudo cabe ou encaixa, tal como as mudanças da nossa vida, muitas vezes precisam que abdiquemos de muitas coisas, para darmos um salto e mudarmos mesmo.

Um grande beijinho em Cristo


Sedente,

Antes de mais tenho que me confessar admiradora do seu blog.

Também eu tenho muitas vezes receio, medo e insegurança em relação à mudança, mas confiemos n´Ele, e em oração Ele nos dirá o que quer de nós, só Ele sabe o caminho só Ele sabe o que é melhor para nós.

Rezo por si, para que Deus o acompanhe como tem feito, e o ajude a dar nos a conhecer a Sua palavra.

Um grande beijinho


Catequista,

Como é bom passar pelo teu blog, e ver a crescer a tua relação com os teus alunos, e olhar para as partilhas que fazes e sentir a Sua presença. Obrigado eu, porque me tens feito crescer na minha Fé, e pensar tanto na minha relação com Ele.

Um grande beijinho em Cristo

Caminante,

Es la verdad tudo lo que dices, eres un bueno ejemplo de una persona que confia en Dios y que tiene una espiritualidad que mucho admiro. Muchas Gracias por tu blog, que lleio de pensamientos me hace piensa em Él.

No tengo marido ni hijos, todavia estoy estudiando, pero si Dios quiser ese dia llegara.

Besos


Madalena,

Que Deus nos ajude a Aceitar a mudança.

Um grande beijinho em Cristo

António,

Obrigado pelo seu comentário.
É verdade as mudanças, criam dor, porque queremos ficar agarrados à segurança que temos, mas se entregarmos tudo nas mãos d´Ele veremos que confiando tudo faz mais sentido, e tudo corre melhor.

Só por Ele, com Ele e por Ele as mudanças são possiveis.

Um grande beijinho em Cristo

said...

gostei do teu blog!
muito bom!
bjs

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores