Saturday, December 30, 2006


Olhei para a folha branca que tinha diante de mim. Estava pálida e limpa tal como quando eu a tinha pousado. Virgem e intacta olhava para mim à espera que eu escrevesse algo nela.
Todos os anos, quando a altura era propícia, eu reflectia no ano que tinha passado. Pensava e rezava sobre todos os acontecimentos, bons ou maus, grandes ou pequenos. Relembrava me de momentos, de pessoas, de livros de ocasiões etc E de tudo o que tinha acontecido guardava o seu melhor, porque do pior só se tiram lições e não lembranças.

Todos os anos escrevinhava promessas e desejos para o ano seguinte. A esperança de mudar, era algo que me invadia desde o primeiro dia do novo ano, o desejo de fazer tudo ao mesmo tempo, de dar uma grande volta, de tornar tudo melhor. O novo ano, era uma lufada de ar fresco na minha vida, mas este ar, ao contrário do que eu pensava durava sempre pouco tempo. Eu nunca me tinha apercebido da ilusão em que vivia nesta quadra, até ao dia em que falei com o Francisco.

Encontramo-nos num café perto de casa dele. Já não nos víamos à mais de um mês, eu tinha ido à neve, e para meu grande desgosto, tinha a marca dos óculos estampada no rosto. Ele vinha de Timor, tinha estado dois meses como Missionário, e trazia um enorme sorriso contagiante.
A conversa fluiu normalmente, falamos de sonhos, de projectos, de vidas.
No meio da conversa surgiu o tema da passagem do ano, ele disse-me que era dos acontecimentos que menos festejava, porque para ele a festividade que se vivia à volta deste acontecimento era exagerada e além disso preferia o Natal. Perguntei-lhe com curiosidade o que queria dizer com isso de preferir o Natal, e ele explicou-me:
- O Nascimento de Cristo, que todos preparamos ao longo do Advento é para mim dos acontecimentos mais importantes do Ano. Eu quero recebê-Lo sempre no meu coração, acolhê-Lo e crescer com Ele junto a mim. Mas este acontecimento que é festejado num dia simbólico, e que é de tal modo importante que marcou a história de toda a Humanidade, é “esquecido” dias depois, e quase abafado por outras festividades que se impõem. – olhou para mim, que o fixava com interesse e prosseguiu:
- Não estou a dizer que não se deve festejar a passagem do Ano, mas penso que tudo deve ser feito com peso e medida, nada de exageros nem de ilusões. Por exemplo, hás-de reparar que a maioria das pessoas quando lhes perguntas o que esperam do novo ano, as respostas mais comuns, serão os desejos, as ambições, os projectos. Tudo coisas grandes e ambiciosas, muitas vezes ilusórias e pouco credíveis. E depois quando lhes voltares a questionar a meio do ano, irás reparar que tudo aquilo em que se iriam aplicar no início do ano, tudo aquilo a que se propuseram, já muitas nem se recordam, e outras tristemente não conseguiram realizar.
Olhou para mim à espera que eu comentasse, e eu respondi-lhe com vergonha:
- Pois isso já me aconteceu muitas vezes, olhar para o novo ano com esperança, e traçar projectos, ter imensos desejos e ambições que na maior parte das vezes nem realizo e que muitas vezes nem consigo perceber porquê.
Ele sorriu-me. Percebia-me perfeitamente e disse-me:
- Há uns anos isso também me acontecia, até ao dia em que um Padre me disse para fazer tudo com calma e seguir a regra dos três Pês. Esta regra consiste basicamente em três palavras: Poucos, Pequenos e Possíveis. E eu aplico-a por exemplo aos projectos que faço para o Novo Ano, faço Poucos projectos, para não me dispersar, Pequenos , que ao contrário do que muitas pensam não é o oposto de serem ambiciosos, e Possíveis de se realizar.
Mas os projectos que faço para o Novo Ano, só são escritos e ponderados após uma reflexão pessoal e muita oração sobre o Ano que passou.
Nessa Oração, faço sempre uma coisa que a minha Mãe me ensinou, e que me têm ajudado muito a crescer especialmente na minha Fé. Em vez de pedir os doze desejos, ao som das doze badaladas, escrevo as Doze Graças que dou ao Senhor pelo Ano que passou. Escrevo-as por Ele, porque ainda agora Nasceu em mim, e já tanto me deu.
Se soubesses o tão bem que me sabe, Entregar-Lhe a minha oração de Graças. É olhar para o ano que passou e Ver a mãozinha d´Ele presente na minha vida, é Ver com os Olhos d´Ele os acontecimentos do Ano, bons e menos bons, é um ponderar e crescer na Fé.

Espantada e pensativa fiquei o resto da tarde a falar com o Francisco. No final do dia, levou-me a casa, e lançou-me um desafio:
- Oh Teresa, e se este ano mudasses a tua passagem de ano por Ele?
Respondi-lhe perplexa:
- Que queres dizer com isso?
- E se fizesses uma oração de Graças ?- disse-me a sorrir.
Olhei para ele, e vi o Olhar de Cristo, a lançar-me um desafio, como que a perguntar-me se queria crescer com Ele na Fé.

Chegada a casa, tirei uma folha de papel branca do meu caderno. Lembrei-me do Francisco, das suas palavras, do seu sorriso, e sorri também.
Permaneci algum tempo parada a pensar. Ao contrário dos outros anos, não me apetecia escrever promessas e falsos propósitos.
Rezei, pedi-Lhe que me ajudasse a Olhar para o ano que tinha passado com os Seus Olhos.

Peguei na caneta e escrevi:

Oração de Graças pelo Ano que passou:

1- Obrigado Pai pela família que me deste, que me tem apoiado muito durante toda a minha vida, mas que me apoiou especialmente este ano, sem se queixar, mesmo quando eu passei momentos menos bons, em que só me apetecia desistir de tudo.

2- Obrigado Pai, pelos amigos que tenho, e pelos que ainda vou conhecer, que me tem feito crescer como Pessoa, como Mulher e como Cristã, pois na amizade que mantenho com cada um deles, é um elo que mantenho contigo, e uma maneira de Te revelares.

3- Obrigado Pai, pela oportunidade que me deste de iniciar o Mestrado, pela oportunidade de continuar a estudar, e de adquirir novos conhecimentos que é das coisas que mais gosto e das que menos valor dou.

4- Obrigado Pai, pela casa, pela comida, pela roupa, por tudo o que me rodeia, desde das pequenas coisas do dia a dia, como ter água quente ou roupa lavada, até às grandes coisas como ao carro que conduzo e ao sitio onde estudo, e que muitas vezes não dou valor, mas que me servem de muito e que já fazem parte da minha rotina, e sem estas, nada seria igual.

5- Obrigado Pai, pela oportunidade que me tens dado de Servir os meus irmãos no Hospital, e de conhecer outras vidas tão diferentes da minha, de lhes oferecer o Teu Amor, e de lhes dar um pouco de mim, que é para isso que eu estou aqui, para Te dar a conhecer, servindo os Outros e entregando cada momento a Ti, confiando e acreditando.

6- Obrigado Pai, pelas viagens que este ano fiz, que me abriram os horizontes e me fizeram crescer tanto e amadurecer em termos pessoais e profissionais.

7- Obrigado Pai, pelo António, que me ajudou muito nos momentos menos bons que passei ao longo deste ano, como quando chumbei aquele exame, pois sem ele, a minha motivação para estudar seria menor, e não teria corrido como sabes que correu.

8- Obrigado Pai, pelas ocasiões que me aconteceram, como o acidente de carro que sofri, a perna que parti, porque mesmo não sendo ocasiões das quais me goste de relembrar, sei que estiveste sempre presente e consigo ver as Tuas mãos a pegar-me ao colo quando me sentei no chão com vontade de chorar. Deste me o apoio e a força que precisei para dar a volta às situações menos boas, e mesmo não as compreendendo deste me a Fé para perceber que sem estas eu não saberia apreciar os momentos bons da vida, ou seja os momentos opostos aos que passei.

9- Obrigado Pai, por todos os momentos que passei ao longo do ano, e dos quais me relembro com um sorriso nos lábios, como a passagem do ano lectivo, a festa de anos do João, o jantar da Sofia, tudo momentos em que estiveste presente e me deste um grande abraço, obrigado por partilhares comigo estes momentos bons da vida, em que a Felicidade nos invade e envolve como o Teu Amor por cada um de nós.

10- Obrigado Pai, por todas as “coincidências “ da vida que este ano senti acontecerem, e pelas “voltas que a vida dá”, porque tantas vezes te peço uma coisa, e sei que o que me dás é sempre o melhor para mim. Tantas vezes olho para o que me deste e me queixo, sem ver que o que recebi era tão melhor, e mais adequado à minha pessoa do que o que eu pedi.

11- Obrigado Pai, pelo Francisco, porque sem Ele eu não estaria aqui a escrever-Te, e a agradecer por cada coisa que aconteceu ao longo deste ano, sem ele eu não teria a noção da sortuda que sou, e do quanto me tens dado, sem o Miguel, eu estaria agora a escrever mil pedidos, em vez de estar a agradecer o que me tens dado, porque é tão fácil pedir, e tão difícil agradecer. Obrigado por Te dares a conhecer através dele, e por o guiares com o Espírito Santo, dando a conhecer a Tua palavra e a Tua vontade.

12- Obrigado Pai, por estares sempre presente na minha vida, Obrigado pelo apoio que me tens dado, mas principalmente Obrigado pelo Teu Amor, que não compreendo, porque é algo que me envolve e me absorve de uma maneira única. Obrigado por me aceitares como eu sou, e me fazeres crescer na Fé. Obrigado


Dobrei a folha e rezei. Sentia-me tão profundamente agradecida, como é Bom dar Graças pelo que temos, porque tantas vezes não temos noção, não damos valor ao que Ele nos dá, não temos noção do que é ser sermos Filhos muito Amados.
Nesse momento pedi-Lhe que me desse força, para com o Espírito Santo, iniciar o Novo Ano com um grande balanço, um grande impulso para fazer tudo por Ele, envolvida no Seu Amor que esse é sempre Novo.

16 comments:

Rui Santiago cssr said...

Obrigado Joana, pela Sabedoria que dizes com tanta simplicidade! O teu amigo foi uma óptima mediaçao do Espirito para ti, porque de facto a Gratidão move montanhas! Quando construímos um Coração agradecido, tornamo-nos muito fortes...

Obrigado.
SHALOM

Era uma vez... said...

A oração é mesmo tua?!?!?!?!

Adorei! Adorei! Adorei!

Grande beijinho

sedente said...

pedimos muito...e agradecemos pouco...a tua oração é um "Te Deum" à medida de cada um. Bom 2007

Maria João said...

Obrigada pela dica! Acho que vou fazer o mesmo.

beijos em Cristo

Presidente said...

neste ultimo dia do ano (signifique o que significar para cada um) deixo um primeiro comment ao teu (seu?) blog que desbobri à mto pouco tempo. De facto, parece que, nestes tempos,de ateísmo (científico ou não (tb há o chamado ateísmo empedernido))seguir JCristo é uma atitude de diferença da qual nos deveremos orgulhar...Seguirei também com entusiasmo a mutação dos 12 pedidos para 12 agradecimentos. E a propósito: costuma-se referir também , no meio s.j.(iano), um 4ºp: progressivo...(na direcção d'Ele). Bom ano ;)

Fátima F said...

Vou daqui com uma profunda lição aprendida (assim espero ;)). Obrigada Joana, talvez fosse isto que eu precisava para vivenciar melhor este momento, para que adquira assim um verdadeiro significado.
Adorei ler estas tuas magníficas palavras.

Que este novo período que tratamos por "2007", seja para ti...seja tão simplesmente o reflexo deste texto lindo. A continuação de uma caminhada na direcção d'Ele, cheia de sentimentos bons na tua vida.
Um beijinho muito grande.
Neste ano que passou, agradeço tb a Deus por estas pessoas e por tudo (tanto) o que me é permitido aprender com elas (contigo).

Sofia said...

Gostei muito! Obrigada por relembrares que o ano novo deve ser também um momento de acção de graças! beijinho.

CristalizArte said...

Olá Joana
Nunca tinha pensado em tal coisa. Irei fazer os 12 obrigados. Desde já faço um deles:
Obrigado Senhor, por teres colocado no meu caminho, pessoas que falam e me levam até a Ti, com as suas palavras e exemplos de vida. Obrigado pelas tuas palavras, Joana.
Um grande beijinho em Cristo
Pedro BP/Pi

J said...

Rui,

Gosto imenso do teu blog e da maneira como nos transmites as palavras d´Ele. Obrigado por visitares este simples cantinho do Senhor.

Aproveito e agradeco-te por te deixares guiar pelo Espirito Santo, e nos dares a conhecer o Amor de Cristo.

Um grande beijinho em Cristo

Inês,

A oração, é minha. Ainda bem que gostaste, foi Ele que me deu a ideia, nada disto é fruto da minha imaginação, porque Sem Ele nada disto seria possivel.

Quando tomamos outro cafézinho?

Um grande beijinho

Sedente,

É verdade, às vezes olho para a minha oração e sinto vergonha, parece, e desculpe me a expressão,que vou fazer comprar ao supermercado, só pedidos! O agradecimento, é algo que na minha opinião é essencial para o crescimento da Fé, porque ao agradecermos temos noção do que Ele nos dá, e estamos desse modo a aproximarmo-nos da sua palavra e a sair do nosso mundinho.

Obrigado pelo seu blog que é tão rico no Amor de Cristo.

Um grande beijinho em Cristo

Maria João,

Ainda bem que gostou.

Aguardo ansiosamente por posts no seu blog, para me puder deliciar.

Um grande beijinho em Cristo

Filipe,

Antes de mais agradeco o seu comentário no meu blog.

Concordo consigo em relação ao que afirmou, seguir Jesus Cristo é uma atitude da qual nos devemos orgulhar, e dá-Lo a conhecer é a nossa obrigação, porque devemos não só ser Cristãos, como fazer do Ser Cristão um modo de vida, e em cada gesto, em cada palavra levar a Boa Nova, o seu Amor a todos.

Ainda bem que gostou da ideia dos 12 agradecimentos, a ideia foi d´Ele e não eu.

Votos de um Bom Ano cheio da Sua presença.

Um grande beijinho em Cristo

Gota de chuva,

Tantas vezes leio o Teu blog, e me sinto como tu, inundada pelo seu Amor, deixa me agradecer te pelas tuas palavras mas principalmente por me teres feito, e continuas a fazer crescer na Fé, e na minha relação com Ele.

Que neste ano que surge , tenhas tudo o mais precisas, e que Ele esteja cada vez mais presente na tua vida, é o que mais desejo.

Um grande beijinho em Cristo

Sofia,

Aproveito para te agradecer pelo blog que tens com a Nônô, que me tem feito rir, pensar e rezar com os vossos pots.

Obrigado pelo comentário, e votos de um Bom Ano, cheio de Cristo na tua vida.

Um grande beijinho

Pedro,

Também eu te tenho que agradecer pelos teus textos, que me enchem do Amor de Cristo, e me fazem pensar tanto na minha Fé. As tuas questões, fazem me questionar, as tuas deduções fazem me pensar, e tantas vezes dou por mim a Ler o teu blog e a rezar. E isso é tão bom. É sentir Cristo em cada palavra,é Vê-Lo nas linhas que escreves.

Obrigado Pai, por me dares a conhecer pessoas como o Pedro, e o António, que me transmitem a Tua palavra e o Teu Amor, e me fazem aproximar de Ti.

Um grande beijinho em Cristo

Filipe said...

gostei muito do teu texto, é mais uma fonte de partilha e ajuda, que nos incentiva sempre a estar cada vez mais perto de Deus!

Bom ano e muitos beijinhos!

joaquim said...

Foi pena Joana só agora ter visto o teu texto, mas ainda vou a tempo e vou guardar uma oração de louvor por cada mês que neste ano passar.
A simplicidade das tuas palavras escritas toca-me profundamente.
Obrigado Joana.
Abraço em Cristo

Madalida said...

Tá o máximo o texto, nem sabes o que me fez pensar na vida!!
É óptimo vê-Lo em ti!
Um grande beijinho

sedente said...

nao m tratas por "você" nos posts...ainda estou na casa dos vinte lol.
abrç

caminante said...

Gracias, Joana. Gracias por tus palabras en mi Blog. Gracias por este Post tan rico y que acerca a Dios. Gracias por esos amigos que, sencillamente con el testimonmio de sus vidas, descubren nuevos caminos. Gracias por los doce agradecimientos que saben tan bien. Gracias por recordarme que es mejor agradecer que pedir. Gracias....por tantas cosas.
Un fortísimo abrazo.

Leonor said...

adorei a frase: "porque do pior só se tiram lições e não lembranças." Adorei mesmo. Faz tanto sentido... Obrigada pelas tuas estorias, joana! Grande beijinho.

J said...

Filipe,

Obrigado pelo comentário. Julgo que todas as partilhas nos ajudam a aproximar de Deus, o teu blog é um bom exemplo disso.

Um grande beijinho em Cristo


Joaquim,

Fiquei sem saber o que lhe escrever. Talvez lhe possa apenas dizer, a verdade, tudo o que escreveu não sou eu que o faço é Ele que o faz por mim, deixemo-Lo entrar e usar o que quiser, porque d´Ele é a minha casa que está tão suja, e dessarrumada, d´Ele é o meu coração impuro e pecador, e d´Ele sou eu, sua filha que Ele ama tanto e perdoa, como eu nunca esperei que fosse possivel.

Obrigado Joaquim, pelas suas palavras e por ter gostado do post, também eu gosto de ir ao seu blog, espreitar a presença de Deus na sua Vida.

Um grande beijinho em Cristo

Madalena,

Gosto de O ver em cada um de nós, nos textos do Filipe, nas piadas da tua irmã e do Pyny, nos teus filmes da Disney, porque Deus revela-se em Todo o lado, nós é que muitas vezes não O vemos.
Mas eu quando Olho com os Olhos d´Ele, o que infelizmente é raro, consigo vê-Lo nas pequeninas coisas, como nas tuas palavras, na tua atitude, no teu sorriso, e isso é gratificante.

Um grande beijinho

Seddente,

Já não és a primeira pessoa que me pede tal coisa, na internet as pessoas devem estranhar o tratamento por você, não é que eu me importe de tratar por "tu", eu simplesmente trato todas as pessoas por "você " por uma questão de respeito, porque em alguns casos não sei que idade tem ( no teu já percebi que a minha ), e noutros, por uma questão de não conhecer pessoalmente, mas já percebi, que quando somos amigos do Senhor e caminhos juntos na Fé, tudo muda, conhecemo-nos sem nos termos visto, tal como conhecemos Cristo sem Lhe vermos o Rosto, porque isso não é importante, o importante é que sentimos o mesmo Amor, a mesma procura, a mesma entrega e a mesma Fé, e tudo isso nos une de uma forma tão especial que de certa forma nos tornamos intimos. Obrigado por me fazeres pensar.

Um grande beijinho em Cristo

Nônô,

É engraçado, estive mesmo para tirar essa mesma frase do texto, soava me mal, "lembranças"? Mas depois pensei com Ele, e tinha todo o sentido. Quando comentaste essa frase, um sorriso apareceu na minha cara, porque Vi que Ele te tinha falado.

Obrigado por seres Amiga do Senhor, porque contigo tenho crescido tanto, na Fé.

Um grande beijinho em Cristo

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores