Saturday, December 16, 2006


Há dias em que me custa mais levantar da cama. O despertador toca, e eu nem o oiço, ou desligo-o sem dar por isso. Dias em que olho à minha volta, e a torrada com manteiga derretida não me sabe a nada, a roupa quente causa-me desconforto, e o beijo doce dela passa-me despercebido.
Dias em que me irrito por tudo e por nada, em que olho à minha volta e só vejo negativismo, e o pior é que me deixo envolver por ele.

Estive recentemente num desses dias, era uma segunda-feira, acordei indisposto, desliguei o despertador, deixei-me dormir. Tomei um óptimo pequeno almoço, mas a correr, dei-lhe o beijo do costume, e fui trabalhar. Apanhei trânsito, irritei-me, cheguei atrasado, chateei-me com colegas, gritei com empregados, almocei rapidamente, trabalhei sozinho durante toda a tarde, cheguei a casa cansado e triste, tinha passado um dia a correr e do qual não recordava nada de bom. O negativismo apoderou-se de mim, o desespero invadiu-me, há muitos dias assim, dias em que não sinto tanto a presença d´Ele, em que não O procuro, não O vejo, e não O sinto.
Dias em que não dou valor aquilo que Ele me dá, em que acordo de manhã e nem o cumprimento, em que não Lhe agradeço pelos alimentos que me oferece, em que não penso na importância daquele suave beijo, em que olho à minha volta e não vejo com os Olhos d ´Ele. Dias em que sou puramente pecador, em que me deixo invadir por medos e receios, em que me inibo, em que me fecho no meu mundinho, e me acho melhor que os outros, dias em que “atropelo” pessoas com o meu egoísmo, e magoo outras com a minha arrogância, dias em que abafo o optimismo e não Oiço a Sua Voz, porque só quero ouvir a minha e não deixo que o silêncio se faça, e no meio deste Ele se revele.

Nesses dias, paro por momentos e rezo.
Rezo muito, porque sei que preciso de Lhe falar, penso no que fiz, e peço-Lhe perdão, e dou-Lhe graças por tudo. Nessa altura, olho para o dia que passou e Vejo realmente a Sua presença, escondida, simples, e discreta na minha vida. Vejo o Seu Olhar, na senhora que me estendeu a mão a pedir ajuda junto ao banco, o Seu Sorriso no Senhor que me vendeu o jornal, a Sua bondade no meu colega, a Sua Sinceridade na minha mulher.

Rio-me com Ele dos meus comportamentos, peço-Lhe perdão pelas minhas fraquezas, e pelos meus defeitos, e vou apreendendo com Ele a caminhar aceitando as minhas limitações.

Nesses dias em que tudo corre menos bem, janto sossegado, por Lhe ter falado. E olho à minha volta com um novo Olhar, deixando-me guiar pelos Seus Olhos, pois nessa altura, já sou outro, porque em vez de ver defeitos e fraquezas, em vez de me deixar invadir pelo negativismo, deixo-me invadir pelo seu Amor.
E o meu olhar fica mais próximo da Verdade, e então tudo me é mais claro. Vejo realmente as qualidades que Ele nos deu, olho à minha volta e observo os que as põem a render, fico tão contente quando as encontro! A Bondade, a Humildade, a Sinceridade, o Amor, a Entrega, o Serviço, a Simpatia, o Altruísmo, o Empenho, o Respeito, a Generosidade, a Alegria, a Simplicidade, a Criatividade, e tantos outros. Que Deus, Nosso Pai, nos deu, e nos deixa usar. Mas essas qualidades, também se pedem, e se acolhem, porque não as temos todas, e só Ele nos dá esses Dons, como marcas do Seu Amor por nós.
E adormeço, agradeçendo-Lhe pelos talentos, que nos ofereceu, sabendo que no dia seguinte tudo será diferente porque irei apenas observar as qualidades que me fazem apreciar cada vez mais as pessoas. E o meu dia será fantástico, porque quando O deixamos estar ao nosso lado, e fazer parte do nosso dia, este corre sempre melhor.

10 comments:

joaquim said...

É nesses dias que quando olhas para trás só vês umas pegadas, porque Ele te pegou ao colo e te fez passar pela vida, sem dares conta de que Ele estava sempre contigo.
Ele tem sempre tempo, o Seu tempo, e quando menos esperas Ele se revela e percebes o Seu amor em tudo.
Glória ao Senhor, que Vivo se faz presente nas nossas vidas.
Abraço em Cristo

A Capela said...

Esses dias que achamos não nos correr nada "bem", acabam por nos levar a pensar, que "bem-mal" estivemos nós. Que sejam mais os que fazemos por fazer 'bem', ou não esquecer de O ter sempre connosco em cada momento e coisa que façamos.

Um Domingo Bem, Joana.
Malu

silvino said...

«Rio-me com Ele dos meus comportamentos...»

com o humor certo, tudo passa, só deus fica.

Pyny said...

Com sinceridade e respeito, digo-te que não posso deixar de ver o DOM que tens..eh eh grande beijinho

Fátima F said...

Os dias maus, os nossos erros...tudo nos ensina a ficar mais próximo Dele, é preciso é que consigamos percebê-lo.

J, queria dizer-te que tenho uma coisa para ti lá no meu bloguito...
tudo é um bom pretexto para te fazer escrever, de modo a que te possamos ler ;)

Beijinho e se és tu nessa foto do perfil, quero dizer-te que és linda por todos os lados :)

Maria João said...

Há dias complicados. Mas, acho que nesses dias Deus faz como qualquer pai. Ouve-nos, tem paciência, repreende-nos, perdoa-nos e dá-nos muito carinho para que no dia a seguir estejamos melhor.

beijos em Cristo

J said...
This comment has been removed by the author.
J said...

J said...
Joaquim,

Há dias mesmo assim, em que as únicas pegadas no caminho que percorremos são d´Ele. É impressionante o seu Amor por Nós, cada dia que passo junto d´Ele me vou dando conta de que é maior, e mais confusão, de faz, como podes gostar tanto de mim quando tantas vezes te desiludo? Mas Ele nunca desiste, não é como Nós humanos, que nos achamos melhores que os outros e que nos chateamos com facilidade, Ele ensina-nos o Verdadeiro Amor.

Um grande beijinho

Malu,

Que esta semana corra muito bem, é o meu voto para si. Rezo para que os dias "bem-mal" nos façam perceber e dar valor aos dias "bem ".

Um grande beijinho em Cristo

Silvino

Obrigado pela sua visita e pelo seu comentário, o Humor de Deus é uma coisa fantástica, e é engraçado porque se revela nas melhores ocasiões.

Um grande beijinho

Pyny,

Obrigado por teres sido um leitor tão assiduo, pareces-te comigo em relação ao Amor primaveril ou ao Lixo social.
Não sei se tenho o Dom a que te referes, porque quando escrevo, sei que é Ele que escreve por mim, mas se eu o tiver, a obra e Graça é toda d ´Ele, porque sem Ele, eu não seria quem sou.

Um grande beijinho

Gota de Chuva,

É verdade o que dizes, tantas vezes os erros são mal interpretados, mas tudo acontece por uma razão de ser, só temos é que perceber.

Já vi o teu blog, como vejo todos os dias, e fiquei muito contente por me teres passado a bolinha azul, recebo-a com muito gosto.
Obrigado,a sério pela bolinha azul, além de achar a ideia muito original, acho que todos os que já participaram escrevem muito bem.

Obrigado pelo comentário relativo à fotografia, fizeste-me ficar envergonhada.
Tenho a certeza que se eu sou bonita como dizes, então tu és linda, mesmo nunca te tendo visto, posso dizer que já te conheco pelo que escreves, e então concluo que por dentro és fantástica.

Um grande beijinho

Maria João,

Deus é Pai, e faz mesmo como qualquer Pai, tem uma enorme paciência, um enorme Amor, e faz o que acha melhor pelos seus Filhos.
Ou seja o que é melhor para nós.

Um grande beijinho em cristo

DTS said...

Joana,
Andava um bocado desapercebido deste teu cantinho, embora visse que recebo em média 5 visitas por dia direccionadas pelo teu blog :)
Vim ler uns posts e, sem pensar muito, decidir pôr um link no meu. [e olha que eu sou difícil de contentar]
Um beijo em Cristo,
Diogo

J said...

Diogo,

Visito o teu blog com alguma regularidade, porque gosto muito do que escreves. Quando leio cada post, sinto a presença de Deus nas tuas palavras. E por isso só te posso agradecer.

Fico lisonjeada ao saber que fui "linkada" por uma pessoa dificil de contentar.

Um grande beijinho em Cristo

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores