Saturday, December 02, 2006


Apanhei o autocarro dez minutos antes do costume, tinha me levantado mais cedo do que era costume, contudo não tinha sono, vinha meia pensativa a caminhar pelo interior deste veiculo, quando um senhor se levantou para sair, gentilmente ocupei lhe o lugar. Era junto à janela como eu gosto, porque assim faço toda a viagem com uma mão no bolso a segurar no terço, e outra pousada no colo, vou com os olhos sempre postos na janela e vou agradecendo a Deus pelo dia, pelas pessoas, pelo que me rodeia, pela vida.

Não sei quanto tempo passou desde o momento em que me sentei, perdida em pensamentos com o Senhor, e o momento em que Ela chegou.
Era bastante mais velha do que eu, devia ter quase trinta anos, alta e de cabelo apanhado loiro, rosto ligeiramente pintado, um olhar muito bonito e um sorriso triste.
Muito calada, sentou-se ao meu lado e com as mãos suadas tocava constantemente na cadeira da frente como se estivesse a tocar piano.
Ficamos ambas em silêncio durante alguns minutos, eu em oração, e ela pensativa.
Até que o silêncio foi quebrado pela sua doce voz, que se dirigiu a mim como se já me conhecesse há imenso tempo:
- Estou cheia de problemas…- disse. A sua voz tremia devido ao nervosismo. Calou-se repentinamente e parecia esperar pela minha resposta. Eu olhei-a nos olhos sem saber que lhe dizer, visto que não a conhecia e ainda para mais, a conversa tinha sido iniciada do “ nada “ e sem um “ olá “, ou um “ bom dia “. Mas apesar da minha perplexidade ela continuou como se falando sozinha:
- Estou super stressada não sei se vou ser despedida do meu terceiro emprego em dois meses, um amigo meu morreu à dois dias, a minha irmã está internada com Pneumonia e o meu namorado com quem tinha uma relação à onze anos acabou esta semana comigo e já está a namorar com outra….- afirmou sem pausas. Eu ainda meia atordoada com tanta informação continuei a olhá-la nos olhos, com um ar meio aparvalhado.
Ela calou-se, as lágrimas ao contrário do que eu esperava não lhe invadiram os olhos ,mas apenas se viam dentro dela, escorrendo espessas, grossas sempre a verter no seu interior, sem parar, inundando tristeza.
Não fiquei mais de um minuto em silêncio, tinha que falar com Ela.
- Calma, eu sei que te deves sentir mal, mas vais ver que vai tudo correr bem, confia.
Tantas vezes olhamos à nossa volta e vemos a vida como um beco sem saída, mas tens que olhar melhor tens que olhar com os Olhos de Cristo, tens que fazer do sofrimento, da dor, da tristeza, Amor, Entrega, Alegria. Porque a vida é muito mais do que nós pensamos, a vida que nos foi dada por Deus, é um dom, é algo fantástico que nós simples seres humanos limitados, distorcemos e não compreendemos.

Calei me repentinamente como que espantada com tudo o que tinha dito, e rapidamente retomei:

- Vamos ver cada caso: o teu emprego, não sei que fazes, nem sei se vais ser despedida mas independentemente do que acontecer, tens que ver o lado positivo, porque mesmo tendo tido vários empregos vais ganhando experiência, e mesmo que muitas vezes nada te faça sentido, vais ver que mais tarde fará. Quanto ao teu amigo, tenho muita pena que tenha morrido, mas tens que aceitar a morte como parte da vida, quando nos morre alguém querido custa-nos porque não a compreendemos, por não sabermos o que acontece por termos medo, mas Jesus ressuscitou, e mostrou-nos que a morte não é o fim, temos que ter Fé, e se não a temos, devemos pedi-la porque a Fé pede-se cultiva-se e cresce com o Amor de Deus.
A tua irmã está internada com Pneumonia, reza por ela e pede ao Senhor que a salve se tiver alguma Missão para ela, senão que a leve para junto d´Ele para que fique envolvida no seu Amor. Sei que é um pedido difícil, mas é o que eu faço.
Relativamente ao teu namorado, tens que ser realista, se já está a namorar com outra, na minha opinião, e por mais anos que tenhas namorado com ele, e por mais que te custe tens que partir para outra, porque uma relação de tantos anos na minha sincera opinião, não se acaba de um momento para o outro e muito menos se recomeça outra logo a seguir, assim que se isso aconteceu e se não encontras explicação para isso, reza e Entrega a Deus as tuas preocupações partilha com Ele a tua vida, porque Ele vai te ajudar.

- Mas isso é o que faço, eu peço-Lhe um sinal, que Ele nunca me dá.- respondeu–me amargamente.

-Não podes pedir sinais, poque Ele dá, só que nós não os vemos, somos piores que os cegos, porque não queremos ver, Ele fala-te por palavras, por Gestos, por acções, Ele Fala-te no silêncio, na brisa nas pessoas, tens que estar atenta e Ouvir o que Ele tem para te dizer.
E se te sentires desesperada ou triste – e quando ia acabar a frase ela abanou a cabeça como que concordando com o que eu dizia., então prossegui:

- Bem quando eu me sinto desesperada ou triste penso em três coisas: Primeiro tenho a certeza que os meus problemazinhos comparados com os de muito boa gente são insignificantes, os meus problemazinhos, comparados com a criança órfã e com Sida que trabalha e que não sabe o que não é ter fome, não são nada! Sei que pode parecer extremista e horrível comparar-me com os que estão pior, mas acho que é assim que se deve fazer olhar para os outros e ver que há tantos que estão tão mal e estamos nós a queixarmo-nos, temos é que ajudá-los e temos que perceber o quanto insignificantes são os nossos problemas, portanto toca a desvalorizar e a arranjar soluções porque tudo tem solução, segundo lembro-me da frase “ Quando se fecha uma porta, Deus abre-nos uma janela “ , e terceiro faço uma reflexão para perceber se o que não correu bem, se foi por eu não ter deixado Deus participar nas minhas escolhas e ter vivido para mim, ou se foi quando eu estava a viver para Ele, que elas simplesmente aconteceram. E então aí percebo, se eu estava a viver para mim, passo a viver para Deus, porque só assim vou alcançar a felicidade, vou passar a querer que os outros tenham mais, vou passar a querer servir vou sair do meu mundinho e perceber que o meu umbigo não é o que me rodeia. Se eu estava a viver para Deus mas as coisas não correram como eu esperava, fico triste mas procuro perceber em que parte é que me afastei da vontade D´Ele e com humildade aceito que errei e recomeço dando-Lhe a mão com força para que juntos caminhemos de novo.

Fiquei supreendida quando a minha boca se fechou, só senti o forte abraço que me deu envolver-me. Levantou-se e agradeceu-me a chorar, ouvi os seus passos ao longe e fiquei a pensar que nem sabia o seu nome.

Passaram muitos anos desde esse encontro no autocarro, nesse dia fiquei pensativa e confusa tinha a tratado por “tu “ sem a conhecer e tinha-lhe falado D´Ele sem saber se acreditava.
Já não era a primeira vez que isto me acontecia. Ainda hoje vem ter comigo pessoas que nunca vi na vida e contam-me coisas íntimas, preocupações desejos, tristezas e alegrias. Partilham a sua vida, e se eu antes não compreendia e só me questionava “ porquê? “ , hoje sei que querem falar com Ele, sei vem ao meu encontro porque Ele Lhes fala através de cada um de nós, também, na altura não compreendia como é que eu que nem sequer tinha jeito para falar com as pessoas, que sou tímida, e que coro com facilidade, como é que proferia com tanta certeza frases tão belas e tão lógicas, mas hoje sei que é o Espírito Santo que me invade e que me faz dizer-lhes o que Ele me diz, que me faz sentir a Sua presença em mim, e que me fazer transbordar de Fé para os outros, servindo-os com o Seu Amor.

9 comments:

Maria João said...

A mim também me costuma acontecer isso. As pessoas começam a falar e pronto.

Entrego sempre esses momentos a Deus, para que me guie, para que eu saiba o que devo dizer naquela altura.

E que tal passarmos todos a dar mais atenção a quem quer falar connosco? Às vezes, são conversas triviais. Pelo menos é o que parece. Mas, no fundo, já pensaram o que significa aquela conversa trivial para a pessoa?


Beijos em Cristo

Pyny said...

Que história tão gira! Sou leitor assíduo..sempre à espera de mais ;)

J said...

Maria João,

A mim acontece-me com imensa frequência, é daquelas conversas que entrego sempre a Deus, para que me inspire e todas as palavras sejam D´Ele e não minhas.
Obrigado pelo seu comentário.

Beijinhos


Pyny,

Fico muito contente mesmo por teres gostado do post, comparado com o Amor primaveril, ou com o Lixo social, este blog ainda tem muito a crescer ( Já agora aproveito e faço publicidade vão a estes dois blogs que tenho linkados, vale mesmo a pena! ), agradeco o comentario e fico linsojeada por passares por cá com tanta frequência.

Um grande beijinho

Leonor said...

:D

Filipe said...

A história é mesmo gira! Muitos beijinhos

Fátima F said...

Não consegui parar de ler até ao fim. :)

Anonymous said...

Joana,

Bonito o que li, daí o sorriso com que fiquei no fim. Penso que será como dizes e que não por acaso. "Deus dá-nos sinais, nós é que não os sabemos ver" (não sei se foi assim que escreveste, preferi escrever como me lembro) - quantas vezes então não encotramos a nossa 'missão' e podemos passar ao lado. Acredito que Lhe sirvas de instrumento, acolhendo essas pessoas para quem te disponibilizas tão caridosamente.
Graças, por isso. O que não vale um pouco do nosso tempo dedicado a outro que precisa.

Grande beijinho,
malu

P.S. No teu blog tenho que assinar "capela" - não estranhes.

joaquim said...

«Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.» Jo 14,26

E é nessa entrega aos outros, vendo neles a presença de Cristo, que o nosso coração se abre e deixa falar o Espírito Santo.
Que orgulho, no bom sentido, e que responsabilidade, sabermos que Deus se quer servir de nós para ajudarmos os outros e que, sabendo da nossa fraqueza, fala por nós, nos ensina o que não sabemos e nos recorda o que não lembramos.
Que linda história Joana e que bom é quando sentimos que ajudámos alguém, mesmo que saibamos que foi Deus que o fez servindo-se de nós.
Obrigado Joana por tantas palavras lindas e boas que deixas no "Que é a Verdade?"
São sempre um incentivo para continuar.
Abraço em Cristo

J said...

Nônô,

:D :D :D

e um grande beijinho


Filipe,

Não estava nada há espera que viesses cá ler estas estórias, mas fico muito contente por teres gostado.

Um grande beijinho em Cristo


Gota de chuva,

Ainda bem que não conseguiu parar de ler até ao fim,significa que apesar de grande, este texto escrito com Deus conseguiu o que era suposto transmitir uma mensagem de Amor de Deus aos outros.

Sabe tantas vezes não consigo parar de ler até ao fim quando leio o seu blog, parece que me as suas palavras me agarram e me impedem de sair,como se Deus me puxasse para o interior da escrita e me envolvesse de tal forma no seu amor que eu já não quisesse sair dali.

Um grande beijinho e obrigado!


Malu,

Obrigado pelo post, concordo com o que dizes muitas vezes vemos a nossa missão, vemos os sinais mas não os entendemos, porque os vemos com os nossos Olhos, de seres humanos limitados, temos que tentar ver as coisas com os Olhos de Deus.

Aproveito para te agradecer pelo tempo que também tu disponibilizas ao outro, porque ao escreveres no teu blog, estás a dar nos a todos um pouco do teu tempo e ajudar nos a caminharmos mais seguros,mais confiantes, mais em comunidades, no caminho do Senhor.

Um grande beijinho


Joaquim,

Obrigado eu pelas suas palavras que me inspiram e me fazem pensar em Cristo, se escrevo estes textos é porque Ele o faz através de mim, Ele molda-me e eu só tenho que me abrir a acolhe-Lo embora muitas vezes me custe ou não O compreenda.

Continuarei a ir ao seu blog, porque me faz rezar e espero que continue a escrever como tem efeito com o Espirito Santo dentro de si a guia-lo continuamente.

Um grande beijinho em Cristo

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores