Tuesday, November 21, 2006



Cheguei a casa cansado do trabalho de um longo dia. Pousei a pasta na entrada, beijei a Teresa e os miúdos, e fui directo ao computador, para acabar o relatório da semana anterior.
Este poderia ter sido um dia igual a outro qualquer, não fosse eu abrir o meu email, e dar de caras com uma nova mensagem: Uma mensagem de Deus.
Ao início pensei ser uma brincadeira parva dos meus sócios, que adoravam provocar-me por ser Católico, e apaguei-o, sem o ler, porque estava sem tempo e com pouca paciência.
Passaram dez minutos, e após eu escrevinhar e teclar bastante avançado apenas um paragrafo no meu relatório, o meu computador dá-me a indicação de que recebi um email, vou verificar e dou de caras com o mesmo titulo do email anterior: Uma mensagem de Deus.
Irritado porque estava convencido que tinha apagado o email, apaguei-o já sem pensar nos meus sócios, mas com receio que fosse um vírus.
O tempo passou lentamente e dei por mim a trabalhar a apagar o email que recebia constantemente. Não me passara pela cabeça abri-lo com medo de ficar sem relatório, e o meu computador avariar, até que já completamente fora de mim porque aquele email não parava de ser recebido, imprimi o relatório, coloquei as pastas mais importantes num cd, e abri o email, que dizia:

Meu Querido Luís:

Estava difícil teres algum tempo para o Teu Pai, cada vez tens menos tempo, e vives obcecado com o trabalho. Gostava que soubesses que te Amo muito, que és uma pessoa especial, e que se tantas vezes as coisas não correm como querias, não fiques triste mas aceita-as, porque a vida é assim mesmo.
Terás muitas questões ao longo de toda a tua vida, umas responderás, outras pensarás de outra maneira e as últimas ficaram sempre contigo.
Se seguires o Exemplo de teu irmão, e meu Filho, Jesus Cristo, irás ser Feliz.
Deves estar pensativo, e confuso pela razão deste email, pois bem, no meio do stress do dia, não me Ouves, no contacto com outros não me vês, e nem no silêncio da noite me consegues escutar. Por isso meu Filho faço te um desafio, que não sejas só Cristão por acreditares na morte e ressurreição de teu irmão, e meu Filho, Jesus Cristo, mas que sejas Cristão na tua vida, dando o exemplo aos outros, partilhando a vida de Jesus com Outros, dando-O a conhecer, vivendo de uma forma simples mas Feliz
(…)

Fiquei perplexo a olhar para o computador enquanto acabava de o ler, tinha três páginas, as lágrimas corriam-me pelas faces, Ele falava-me de tanta coisa que eu já devia saber, do Seu Amor por cada um de nós, do meu caminho com Ele sempre ao meu lado….Quando acabei de o ler corri pela casa para contar à Teresa e aos miúdos, liguei aos meus pais, quis ir contar ao Pedro, ao António e ao Miguel, Ele tinha me respondido.

Foi então que acordei de um sonho, sim porque tudo não tinha passado de um bonito sonho um sonho com Deus, a Teresa deu-me um beijo na cara e perguntou-me porque estava tão feliz, e eu disse-lhe:
- Porque Deus me falou, em sonhos, sabes quando tantas vezes me queixo que Deus não nos responde devidamente? Que nos devia falar como nós lhe falamos, que nos devia sussurrar, escrever, aparecer, em vez de mandar sinais, dar-nos a entender palavras através de acções de outros. Sabes quando me queixava que Ele só aparecia aos outros, e tantas vezes eu não o via?
- Sim- respondeu ela meia pensativa, enquanto me olhava curiosa.
- Pois bem eu estava erradíssimo, Deus fala-nos na maneira divina, nós é que somos humanos e não compreendemos a sua maneira de comunicar, queremos sempre seguir o caminho que nos parece mais fácil, queremos sempre ficar com as ovelhas que sobram em vez de procurar a perdida, queremos castigar o filho que gastou o dinheiro da nossa herança em vez de o receber, queremos amar para receber…nós temos tanto para aprender com Ele.
Ele mostra-nos o caminho que deve ser seguido, no nosso entender é difícil, mas é sem duvida o melhor caminho, porque acredita Teresa Ele só quer o nosso bem, e se nos comunica por palavras de Outros, por acções, por pequenos gestos, é porque é assim que deve ser, e é porque Ele sempre foi assim, discreto e simples, nunca quis chamar a atenção, mesmo quando fazia milagres.
Era impensável Ele fazê-lo de outra maneira, porque Nós temos que crescer com Ele ao nosso lado, temos que acreditar e confiar N´Ele, porque mesmo não o vendo como vemos as pessoas, não quer dizer que Ele não esteja aqui. E principalmente temos que O escutar, porque cada vez mais vivemos para nós e esquecemo-nos de Lhe falar, de O ouvir, de O ver.
E principalmente temos que fazer do Ser Cristão, não uma forma individual de Fé, mas um modo de vida, uma maneira de estarmos sempre com Ele e com os Outros, uma maneira de caminharmos com Ele para a Felicidade.

Calei-me a agradeci-Lhe pela minha vida, e pelo meu sonho que me tinham feito pensar na minha vida e passar a fazer desta um momento continuo de oração.

13 comments:

Maria João said...

Muito bonito!

E, podes crer, que acredito que Deus também nos fale através da Internet. Seja por mail, num blog, num pps... enfim, de várias maneiras.

Basta estarmos mais atentos. Claro, também é preciso ter cuidado com as mensagens que parecem de Deus e não são. Para isso o melhor é pedir ajuda a Deus.

Ele fala, seja lá de que maneira for.

Beijos em Cristo

Leonor said...

Às vezes, como na história, começamos por O rejeitar e depois, com medo de O receber mas, ao mesmo tempo, curiosidade, escondemos tudo o que somos e damos-Lhe oportunidade de falar connosco. Ao princípio parece-nos um estranho mas esse estranho desperta em nós uma vontade tal de O conhecer que simplesmente confiamos. Ele fala e nós abrimos-Lhe o nosso coração, torna-Se o nosso melhor amigo. ADOREI.. a sério!
beijinhos! :D

Fátima F said...

Está lindo por tantas coisas importantes que diz. Era para citar algumas, mas foram aparecendo tantas que o texto é em si todo uma preciosidade cheio de coisas importantes que nos devemos lembrar.

joaquim said...

É verdade Joana, ainda agora Ele me falou através deste teu lindissimo texto.
Precisamos de estar atentos atudo porque Deus nos fala em tudo.
E às vezes temos de fazer silêncio em nós para O ouvirmos.
Um dia, uma Senhora que de vez em quando fala comigo dos seus problemas, dizia-me que eu estava sempre a dizer-lhe que Deus nos fala e que ela nunca O tinha ouvido.
Dizia que rezava, rezava, estava sempre a rezar e que Ele nunca lhe dizia nada.
Então eu disse-lhe:
"Cale-se um bocadinho nas suas orações! Sabe Deus é muito educado e nunca fala quando os outros estão a falar."
Francamente não sei se com ela deu resultado, comigo dá.
Abraço em Cristo

Anonymous said...

Belíssimo texto que nos deixas Joana. Através dele, Deus fala a todos os que leram. Agradeço-te.

Um beijinho.

Malu

J said...

Maria João,

Cada vez gosto mais do seu blog!
é verdade muitas vezes à mensagens que parecem de Deus, e são apenas tentações subtis.

Obrigado pelo comment.

Um grande beijinho

J said...

Nônô,

Nem sei que dizer, o teu blog, é simplesmente fantástico, ( Vale a pena Acreditem! ), até já imprimo os teus textos, e já divulguei a amigos, acho que tens sempre Deus presente nos teus textos, e só de os ler, sinto me a rezar, e falar com Ele, eu é que te tenho que agradecer.

Um grande beijinho

J said...

Obrigado gota de chuva, os seus textos, também tem partes importantes, ams quando dou por mim, acho o texto todo importante!

Obrigadissima!

J said...

Joaquim,

Adorei o seu comment, acho que faz todo o sentido o que diz, muitas vezes temos que O ouvir no silêncio, e temos é que saber escutar, porque Deus é educado e espera pela sua vez para falar.

Um grande beijinho e continue com o blog que é uma verdadeira fonte de inspiração para todos nós.

J said...

Malu,

Obrigado pelo comment,

Um grande beijinho com Cristo sempre presente

Pyny said...

Cada vez gosto mais do teu blog Joana! ;) Este texto está particularmente bem escrito e prende a atenção de qualquer um! Parece que descobrimos um novo meio de evangelização! Com Maria, bjs;)

J said...

Pyny!

Obrigadissima, mas melhor do que isto é de certeza o nosso querido AMOR PRIMAVERIL, que todos o nossos leitores conhecem, aproveito para fazer publicidade porque vale mesmo a pena.

Um grande beijinho

Era uma vez... said...

!!!!!!!BRUTAL!!!!!!!

Adorei! Adorei! Adorei!

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores