Thursday, November 30, 2006


Entrei em casa a correr trazia os presentes em inúmeros sacos, deixei tudo à entrada, tirei o casaco, e corri para a sala. O barulho dos meus saltos faziam-se sentir pela casa, ecoavam continuamente, procurei-o por todas as divisões, e depois de percorrer toda a casa encontrei-o, sentado no chão da varanda a olhar para o céu. Tinha o bloco nas mãos, os lápis estavam espalhados pelo chão, o cabelo desalinhado, e um enorme sorriso.
Abracei-o e deixei-me estar ao seu lado por momentos, as palavras não se fizeram ouvir, o silêncio encheu todo o tempo, e então ele quebrou-o e falou:
- Que dia é hoje?
- Dezanove de Outubro, quinta feira, porque querido?
- Porque falta tanto tempo para o Natal.
-Sim é verdade….- respondi pensativa.
E ele continuou:
- Mas apesar de faltar tanto tempo, olho à minha volta e só vejo montras enfeitadas, anúncios festivos e pessoas como tu a comprar presentes…- respondeu amargamente.
- Desculpa mas já está tudo em saldos, eu não nado em dinheiro- respondi indignada.
- Eu sei, mas nem é isso que me incomoda é o espírito. Sabes o que significa Feliz Natal?- e sem me dar tempo para responder continuou - significa bom nascimento, ou seja o nascimento de Cristo, é como se fosse um aniversário simbólico, nós festejamos o nascimento de uma “Pessoa” que nos é tão importante que damos presentes uns aos outros, porque Ele está no meio de nós em cada um de nós, e ao darmos os presentes aos outros é como se Lhe déssemos a Ele, ou pelo menos é assim que deveríamos olhar para os presentes como algo simbólico, portanto não é suposto darmos o melhor e o mais caro da loja, mas sim algo verdadeiro, algo que Ele quisesse. Quando alguém faz anos, nós sabemos o que havemos de dar, temos uma ideia do que precisa, ou do que gosta, conhecemos a pessoa em questão e sabemos que lhe vamos dar algo que gosta, agora no caso de Jesus, que nos é tão próximo, em vez de Lhe darmos o que Ele verdadeiramente quer, damos-Lhe falsos presentes, gastamos dinheiro com coisas inúteis, vivemos para o consumismo, festejamos as datas apenas por festejar, fazemos de tudo isto um acontecimento social, quando é muito mais do que isso.
Continuei calada e surpreendida pelas palavras que proferia, dei-lhe a minha fria mão e deixei-o continuar.
- O nascimento do nosso Salvador, do filho de Deus feito Homem, passa-nos ao lado, só pensamos em nós, no que gostávamos de ter, só pensamos em formas de gastar menos dinheiro e comprar mais coisas, somos cada vez mais consumistas, e isso não é nem de perto nem de longe o espírito do Natal. Eu percebo que as pessoas gostem de dar presentes umas às outras, mas o Natal não é isso, é muito mais, é o nascer D´Ele dentro de nós, é a alegria de um nascimento, um nascimento tão grande que marcou a humanidade, um nascimento simples numa cabana, que mudou o mundo, que nos faz pensar em tudo antes e após ele ter ocorrido. Como é que se banaliza um acontecimento desta natureza?
A sua indignação, fez-me sentir um arrepio, ele tinha razão, senti-me envergonhada por ter desperdiçado tanto dinheiro, mas só queria aproveitar os saldos…que parva fui pensei tristemente.
- Não vale a pena esse olhar triste querida – e tocou me na cara com a sua mão doce, - ainda estás a tempo de mudar as coisas, não olhes para o Natal como uma simples maneira de dares algo as pessoas, pensa no Natal como o nascimento D´Ele, pergunta-Lhe o que quer receber de ti, pergunta-Lhe o que gostaria que Lhe desses.
Sorri-lhe e Ele prosseguiu:
-Achas que Ele quer as roupas que compras? Ou que vás aos saldos por Ele? Ou será que Ele quer que faças render os talentos que te deu, que te dês aos outros, que vivas cada Natal de uma maneira especial, que celebres o Seu Nascimento com humildade, que sirvas os outros, que vivas mais para os outros do que para ti.
Sabes o que Ele quer que Lhe dês?
Quer que TE Dês a Ele, que te entregues por Ele, para Ele e com Ele, sem medos, sem receios, sem preconceitos, com confiança, que Lhe entregues tudo aquilo que és, que te deixes moldar por Ele, que O deixes esvaziar e encher-Te por Dentro.

Permanecemos naquela varanda toda a noite, e foi no rosto do Pedro que O encontrei a falar-me sobre o seu Amor por cada um de nós deixei-me envolver suavemente, como quando a noite aparece e envolve o dia, como uma brisa de madrugada doce e leve mas que sabe tão bem!

Para a Maria João que tem um blog tão bonito que me faz pensar ( blog: Deus em tudo e em Sempre ), para o Joaquim que me faz Vê-Lo nas suas palavras ( blog: Que é a verdade )e para a Nônô que me inspira( blog: Fiat Lux ).

5 comments:

joaquim said...

Oh Joana, eu não sou digno de tais palavras.
Mas obrigado, Joana, porque se aquilo que escrevo toca os corações, então tem sentido aquilo que escrevo.
Que lindo e profundo conto, Joana.
Todos sabemos exactamente aquilo que ali escreves, todos já pensámos nisso muitas vezes e todos precisamos de ser chamados, todos os Natais a meditar nessa verdade.
Quando os casais vão ter um filho, sobretudo o primeiro, preparam tudo antes, com muito amor.
Arranjam a casa, arranjam o quarto para o bébé, pintam, limpam, desinfectam, afastam tudo o que não presta e que possa fazer-lhe mal, criam harmonia e ficam felizes por receberem a criança que tanto esperam.
E nós que estamos à espera do Jesus Menino que veio para nos salvar? O que fazemos?
Também precisamos de arranjar a Sua morada, o nosso coração, de o limpar de todo o mal, de tudo o que não presta.
Para isso precisamos de uma boa Confissão, um bom propósito de emenda, uma oração mais intensa, não de pedir, mas de louvor pelo Nascimento do nosso Deus
Precisamos também de preparar os que nos são próximos, com o nosso testemunho de vida, com a nossa alegria, com a nossa entrega aos outros.
A excitação e os incómodos não fazem bem às grávidas e aos seus bébés, por isso são de evitar.
Assim vivamos nós também e façamos os outros viverem, este periodo do Advento na paz, na tranquilidade, na serenidade, no amor, esperando o nosso Salvador.
Obrigado Joana.
Num comentário, no Que é a Verdade? colocaste uma pergunta sobre o que "era para mim" o Espírito Santo.
Coloquei lá um texto, que já tinha escrito há uns tempos mas que retrata o que eu sinto, mais do que o que eu penso.
Já leste?
Abraço em Cristo

Leonor said...

eu já tinha lido a história ontem à noite mas fiquei sem palavras.. e quanto ao elogio também! Mas agradeço pelos dois. Adorei ler este conto! E adoro ler todos! Aséria, são todos mesmo especiais! Agora que entrámos no Advento, vou-me começar a apreparar para dar me dar totalmente a Deus, é o melhor presente que lhe posso dar! O meu amor... pelos outros... por Ele! Obrigada por me fazeres pensar nestas coisas :D

caminante said...

Feliz y Santa Navidad para tí. Caminemos al encuientro del Niño Dios que quiere encontrarse con nosotros.
Un fortísimo abrazo.

Maria João said...

Obrigada pelo elogio.

Mas, acho que esse elogio deve ser entregue a Deus. Ele é que me leva a escrever.


Tu também me fazes pensar.


beijos em Cristo

J said...

Joaquim,

é mais do que digno de estas e outrs palavras, o seu blog é muito importante para mim, e eu é que lhe agradeco.
Concordo consigo, devemos preparar a nossa casa para receber Cristo, com calma e sossego, uma boa oração uma entrega, uma vivência interior profunda.
Já li o seu texto sobre o Espirito Santo e inspirei-me nele para escrever o post seguinte.

Obrigadissima por me fazer pensar.

beijinhos



Nônô,

Não há palavras suficientemente boas para descrever o teu blog, faz me rir, faz me pensar, faz me falar nele aos outros, obrigado pelo comentario, rezo por ti sempre para que Cristo te ilumine e o Espirito Santo te preencha como tem feito para nos guiares a todos com as tuas palavras.

Beijinhos


Caminhante,

Espiero que esta Navidad sea un encontro con Cristo muy especial,voy piensar en ti y rezar mucho.

Besos


Maria João,

é um elogio verdadeiro para si e para Cristo, porque o seu blog é mesmo especial e não podia deixar de fazer referência a ele.

Beijinhos

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores