Wednesday, November 08, 2006



Era um dia normal igual a tantos outros, sai de casa para andar de bicicleta, o vento batia-me na cara, o cheiro do pão fresco enchi-me os pulmões e fazia me crescer água na boca. Pousei a bicicleta no paredão, e caminhei por entre as árvores, sentei-me no chão duro, o sol punha-se e eu admirava a sua beleza e simplicidade
Foi então que depois de um longo momento de calma e relaxamento, fui observando o que me rodeava com atenção, as árvores eram poucas, o mar ainda estava longe, as lojas iam-se abrindo a pouco e pouco, e a luz penetrava na cidade.
Á medida que o tempo passava com mais atenção eu observava o que me rodeava, e foi aí que para meu grande espanto comecei a pensar na vida.
Ao olhar para todos os lados, dei por mim rodeada de cartazes, com a típica publicidade moderna :
“ Não deixe para Amanhã o que pode Ter hoje”, “ comece a pagar só em Fevereiro”, “ Nós damos-lhe o que quer “… e foi no meio de todas essas mensagens de marketing que comecei a pensar na nossa sociedade e na vida humana.
Dei por mim a pensar na conversa que tive com o António no dia anterior em casa dele, recordei as palavras dele como se estivesse à minha frente:

“- Cada vez mais as pessoas querem ter a chamada “satisfação imediata “, querem ter tudo no momento, estão a ficar mal habituadas, como se todos os seus desejos fossem e devessem ser realizáveis.
Já não fazem projectos a longo prazo, querem ter tudo no momento, só a palavra agora é que interessa. A maioria só pensa nelas, porque a sociedade as incentiva a isso. Porque é muito mais fácil pensar em nós no que nos outros, porque é muito mais fácil ser egoísta, do que abdicar de mim para pensar no outro, porque é muito mais fácil fazer a minha Vontade do que a D´Ele.
Não faças a essa cara, não concordas comigo?- perguntou-me e prosseguiu :
- Então olha vou-te dar um exemplo: o caso do Aborto, a sociedade em vez de incentivar as pessoas a terem mais filhos e em vez de lhes facilitar a vida de modo a que a taxa de natalidade aumente, o que faz? Promove a chamada “liberdade de escolha” ou “ direito da mulher “ que na realidade são termos utilizados como fachada da politica de morte e que só servem para as pessoas pensarem cada vez mais nelas, para acharem que primeiro estão elas e depois está o bebé que vai nascer.
As pessoas parecem cada vez mais, crianças mimadas que querem ter tudo o que desejam, já não sabem o que é sonhar, porque não sonham sabes porque não sonham? Porque sonhar implica não ter tudo, sonhar é desejar algo, sonhar é traçar metas, é ter objectivos. Não sabem o que é partilhar porque não partilham, só querem ter ter e ter, como se o mundo girasse a volta do seu umbigo. Fazem birras quando não tem o que querem no momento “agora”, precisam de se satisfazer momentaneamente. A nossa sociedade no caminho em que se encontra têm tendência a incentivar acção individualista de mais, no sentido de só pensarmos em nós e no nosso bem-estar, como se a única coisa importante fosse o nosso mundinho. Para nos sentirmos completos temos que interagir com os outros, o Homem é um ser social, precisa dos outros, não imagino alguém que seja feliz pensando só em si, e não pensando nunca nos que a rodeiam.
É assim que muitas vezes nos afastamos de Deus sabias? Não O ouvimos, só pensamos em Nós, e Ele fala-nos muitas vezes através dos outros.
Não paramos para Falar com Ele, porque é que ao menos não O Ouvimos? Talvez porque não paramos, temos cada vez mais os dias preenchidos, os minutos contados, os segundos “ à tira “ para Nós, todo o tempo do mundo para nós e nem O deixamos falar connosco, nem Lhe damos espaço na nossa vida.
Muitos pensam que Ele tem culpa de tudo, mas é muito mais fácil responsabilizar os outros do que a nós mesmos. Muitas vezes não O vemos porque estamos ocupados, e preenchemos a nossa vida de tal maneira que não paramos e não O escutamos, nem O vemos, mesmo quando Ele nos abre portas, e janelas, mesmo quando nos acena ao longe, estamos cegos, não O vemos. Só nos vemos a nós como se a nossa cara fosse reflectida em cada esquina e os nossos caprichos estivessem escritos nas paredes.

Mas aí esta a beleza de todo o Seu Amor, porque Ele nunca desiste de nós mesmo quando nós desistimos Dele, porque Ele se entrega totalmente a cada um, Ele confia, Ele ama-nos como nenhum outro. Um Amor incompreensível aos olhos dos Homens, um Amor que não espera nada em troca, um Amor total, de entrega, de confiança, um Amor que O Fez e faz sofrer, um Amor que não é egoísta nem oportunista, um Amor de Pai. “

Após ter pensando nas palavras dele, rezei, e pedi ao Pai que nos iluminasse a todos, para O vermos no nosso dia a dia, mesmo nos pequenos gestos, para pararmos para pensar, para termos objectivos a longo prazo, para não sermos egoístas, para não vivermos como dizem os anúncios: para termos o que queremos quando queremos, ou seja agora.
Para sermos felizes como Ele foi, dando nos aos outros.

11 comments:

Maria João said...

Receio muito esta imediatez em tudo. Isso repercute-se nos mais pequenos. Querem logo tudo.

Em relação a DEus, esta imediatez leva mesmo ao seu abandono. Deus nem sempre dá logo o que pedimos. Se calhar nem o vai dar. E porquê? Por que Ele sabe o que é melhor para nós. Mesmo que achemos que o melhor caminho é o X, Deus sabe que devemos ir pelo Y.
Esta rapidez em se viver tudo no momento leva-nos, por vezes, a esquecer que DEus só nos quer bem e que o tempo para Ele não é o mesmo que para nós.

Ao mesmo tempo faz-nos olhar só para o nosso umbigo. Só nós interessamos! Temos de pensar nos outros, mas antes é em nós que devemos pensar!

Pois, aí está o resultado: uma sociedade cada vez mais envelhecida, que ainda por cima abandona os seus idosos em lares ou hospitais e que vive cheia de dívidas para ser feliz com bens materiais que acabam num instante.

J said...

Concordo com tudo o que afirma, muitas vezes achamos que o melhor caminho é X, mas de certeza que Deus só quer o nosso melhor assim que em vez de nos queixarmos deviamos seguir o caminho Y que é o caminho de Deus.

Um grande beijinho e obrigado pelo comentario

joaquim said...

Esta sociedade baseada no imediato, na "felicidade" comprada, que lógicamente não é felicidade, no ter tudo e afinal não ter nada, leva ao abandono de Deus, por se pensar que não precisamos dEle, mas também pelo contrário, cansados de tanta coisa finita, procuramos o infinito, e então se tivermos o coração e a mente abertas, Deus revela-se-nos em toda a Sua Grandeza.
Abraço em Cristo

caminante said...

¿No será ésta una de las causas por las que casxi n adie quiere comprometerse de por vida? Hipotrecar el mañana queda demasiado lejos. Pero el hoy n admite compromiso porque mánñana serña otro día y, acaso, otro compromiso que nada tenga que ver con el de hoy. Me gustaría saber vuestra opinión.
Es algo que me preocupa.
Cara amniga, tu Blog me oarece lleno de riqueza. hace pensar.
Un fortísmo abrazo.

J said...

Joaquim,

Obrigado pelas suas palavras que me fazem pensar, tudo o que disse é o que penso. Cada vez as pessoas pensam que precisam menos de Deus, pensam que sozinhos vão aalgum lado, mas para andar precisamos de duas pernas, uma somos nós e a outra é Deus, e muitasvezes andamos coxos, porque achamos que vamos a algum lado só com uma perna.

Um grande beijinho com Cristo sempre presente

J said...

Caminhante

Gracias por tu comentario, me parece que tienes razon en tudo lo que dices, mira es que uno de los grand problemas de hoy es falta de compromisos las personas nien piensanen los otros solamente en si y en sus problemas, en sus ambiciones, en su vida.

Gracias por tu blog que tambien me hace pensar mucho la vida en general.

Besos con Cristo siempre presente

Maria João said...

Tens toda a razão, caminante.
Ninguém se quer comprometer com nada. Basta o dia de hoje. Isto leva a alguns problemas, como o aborto, o abandono de crianças e idosos, à falta de vocações...

beijos em Cristo

Anonymous said...

Certíssimo Joana. E depois reparem que mesmo quando a alguns surge uma ponta de boa vontade para com os outros, não tarda, vem a desculpa: "Ah, mas que pena.. não vai dar", ou "Afinal não tenho tempo"... Esse tempo e então, não está já dedicado a esses 'compromissos'?
Enganamo-nos a nós próprios. Alerto-me muitas vezes para isto, não vá incorrer nesse erro. Obrigo-me a parar para dizer-me: Não! Hoje vou tirar tempo às minhas 'coisas'..

Obrigada Joana pela chamada de atenção posta no teu texto. Deixo-te um beijinho.

Fátima F said...

Também me preocupa esta mentalidade que se vai apoderando da sociedade...tudo é facilidade, se todos têm nós também temos que ter, e se não temos como,é fácil pedimos empréstimo. Se alguma coisa corre diferente daquela perfeição que desejamos, reclamamos de imediato e exigimos, sem sequer darmos atenção aos outros ou sabermos onde termina a nossa liberdade.
Se nos dá uma dorzinha, lá está de imediato a caixa dos analgésicos.Tudo se resolve pela maneira mais fácil.

E vejo cada vez menos cristãos capazes por exemplo de se sacrificarem, ou de abdicarem de pequenas coisas, mesmo em nome Dele.

Obrigada por cada um dos teus textos, cada um mais oportuno do que outro, sempre sobre algo tão a propósito de reflectir. :)

Andante said...

Como falas tão bem da sociedade do hoje.
Quis mesmo dizer do hoje... aqui excluo o amanhã, pois já é outro dia e com novas coisas para pensar.

Enchem-se as casas de falsos valores e de vidas artificiais (telenovelas e não só), aposta-se no voyerismo para saber da vida dos colunáveis e emita-se.
Cada um sonha com o TER, nunca com o SER. É que o SER dá muito trabalho, exige empenho e atenção ao outro.

Se alguns de nós começarmos a viver com dignidade, sem imitações falsas e balofas, vamos paulatinamente ganhando de novo a confiança e desestabilizando algmas "mentes" estáveis.

Beijos peregrinos

J said...

A capela:

Obrigado eu, pelos teus textos que me inspiram e me fazem ver a presença D´Ele na nossa vida.

Um grande beijinho com Cristo

Gota de Chuva:

Tem razão, cada ver mais as pessoas querem ter tudo, não pensam nos outros e só vivem para elas. Obrigado pelo seu comentário.

Um grande beijinho com Cristo

Obrigado andante pelo comentário e pelo seu blog que já faz parte das minhas leituras diárias.

Um grande beijinho

Quem escreve

My photo
joana_b_e@hotmail.com

Seguidores